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Óptica
mnrCE+mnrBF 2014 . 2015 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Compreensão teórica dos fenómenos físicos (em particular de óptica)
Cultura geral aprofundada em Física (incluindo as aplicações da óptica com ênfase para os instrumentos ópticos usados, p.ex., em astronomia) Capacidade para aprender Capacidade para procurar e utilizar bibliografia Destreza laboratorial na manipulação de componentes e instrumentos de óptica Programa genérico mínimo
Óptica Geométrica
Objectos e imagens reais e virtuais. Teoria paraxial de Gauss. Reflexão e refracção. Leis de Snell. Índice de rafracção. A imagem de um dióptro esférico. Equação dos focos de Gauss. Associação de dióptros. Lentes. Equação dos fabricantes de lentes. Tipos de lentes. Lentes delgadas. Associação de lentes delgadas. O olho, a lupa, o microscópio composto e o telescópio. Espelhos planos, esféricos e paraboloidais. Lentes espessas. Pontos cardinais de uma lente. Matriz de translação, refracção e reflexão. Aberrações de Seidel: esférica, coma, astigmatismo, curvatura de campo e distorção. Aberrações cromáticas. Pares acromáticos. Fotometria Radiometria e fotometria. Difusão de Lambert. Fibras ópticas Ondas, difracção e interferência Ondas transversais e longitudinais. Equação de onda a 1, 2 ou 3 dimensões num espaço homogéneo e isotrópico. Polarização linear, circular e elíptica. Polarizadores. Lei de Malus. Birrefringência. Substâncias opticamente activas. Polarização por reflexão, por absorção selectiva e por difusão. O princípio de Huygens. Reflexão, refracção e difracção de uma onda. A sobreposição de ondas. Interferência. Experiência de Young. Difracção de Fraunhofer por 1, 2 e N fendas rectangulares. Difracção de Fraunhofer por um orifício circular. Instrumentos ópticos Resolução de um instrumento óptico. Critério de Rayleigh. Microscópio e telescópio ópticos. O microscópio electrónico. Telescópios de interferência. Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Preocupação com a qualidade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Optics, Hecht e Zajac (existe tradução com edição da Gulbenkian)
Introduction to Optics, F.L.Pedrotti, L.S.Pedrotti, 1992 Óptica e Fotónica, Mário Ferreira, 2003. Método de ensino
Apresentação dos diferentes tópicos ilustrados com aplicações práticas. Aulas de laboratório. Recursos específicos utilizados
Laboratórios de Ondas e Óptica e de Óptica Avançada do DF.
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