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História da Física
F 2019 . 2020 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Objectivos gerais da unidade curricular:
Expor aspetos fundamentais relacionados com a história da Física. Apresentar uma abordagem abrangente da natureza da ciência e das mudanças no pensamento científico. Analisar a dinâmica de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência. Promover uma compreensão da interação e complementaridade entre os domínios da Física. Estimular uma melhor compreensão da natureza da ciência, e da Física em particular. Analisar o desenvolvimento da Física num contexto sociocultural, económico e político. Incentivar uma atitude de abertura do conhecimento a outros domínios da atividade humana. Competências genéricas a desenvolver: Análise e síntese; Comunicação oral e escrita; Trabalho em grupo; Valorização da diversidade e multiculturalidade; Raciocínio crítico; Comunicação com pessoas que não são especialistas na área; Aprendizagem autónoma; Criatividade. Programa genérico mínimo
1- Introdução: Natureza da ciência.
2- Origens remotas da Ciência: Filósofos Jónios; Ciência na Antiga Grécia; Ciência do período Helenístico à Idade Média. 3- O saber na Idade Média: Influência árabe; Filosofia escolástica e o revitalizar do conhecimento; Precursores de modernidade 4- Revolução científica e nascimento da Ciência Moderna: Nova ciência e a quantificação dos fenómenos naturais; Importância da Matemática e dos instrumentos científicos 5- Galileu e os fundamentos da ciência moderna: Controvérsia sobre o heliocentrismo; Método científico; Duas novas ciências. 6- Newton e o estabelecimento do novo paradigma científico: Princípios matemáticos da Filosofia Natural; Física e Astronomia newtoniana 7- Conquistas e as limitações da Física Clássica: Mecânica celeste; Novas áreas da Física no séc. XIX; Descobertas nos finais do séc. XIX e a necessidade de uma nova física. Pré-requisitos
Física Geral, Fundamentos de Física Moderna, Mecânica Clássica I, Mecânica Quântica I, Electromagnetismo I, Termodinâmica.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Valorização da diversidade e multiculturalidade; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Criatividade; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
COHEN, I. B. (1985). Revolution in Science. Cambridge. Harvard University Press.
HEILBRON, J. L. (1982). Elements of Early Modern Physics. Los Angeles: Univ. of California Press. HOLTON, G. (1974). Thematic Origins of Scientific Thought. Havard: Havard Univ. Press. HOLTON, G. (1985) Physics, the human adventure : from copernicus to Einstein and Beyond. London : Rutger University Press. GRANT, E. (1971). Physical science in the midle ages. New York : John Wiley. KOYRÉ, A. (1990). Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Lisboa: Gradiva. MOTZ, L.; WEAVER, J. H. (1988). The concepts of science : from newton to Einstein. New York : Plenum Press, TATON, R. (ed), (1983). Histoire Generale des Sciences, P.U.F, Paris. WEAVER, J. H. (1987). The world of physics : a small library of the literature of physics from antiquity to the present : 3 vols. New York : Simon and Schuster. WEART, S. R., PHILLIPS, M. (eds). (1985). History of physics. New York : American Institute of Physics. Método de ensino
Divisão em módulos correspondendo aos períodos históricos definidos no programa, nos quais haverá exposições do professor, abrindo problemáticas e solicitando as intervenções dos alunos tendo como referência elementos bibliográficos previamente distribuídos. A iniciação dos estudantes na História da Física exige a introdução de conceitos e ferramentas epistemológicas básicas, bem como uma panorâmica da evolução do pensamento científico.
Método expositivo, com estímulo à investigação bibliográfica utilizando recursos diversificados. Recursos específicos utilizados
Datashow, retroprojector e ecrã
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