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Cartografia Digital
AIE 2017 . 2018 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Esta disciplina destina-se a abordar a cartografia do ponto de vista operacional com vista à produção de cartografia oficial ou homologada. Pretende-se assim que os alunos saibam construir modelos cartográficos de forma eficiente utilizando os meios informáticos disponíveis actualmente, e obedecendo às normas nacionais e europeias em vigor.
Programa genérico mínimo
1. INTRODUÇÃO GERAL
1.1 A premência de mapas e cartas; definições 1.2 Impacto da evolução tecnológica na cartografia 1.3 Tecnologias integrantes 1.4 Classificação das cartas 2. PROCESSO DE PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA 2.1 Fases de produção cartográfica 2.2 Construção científica de uma carta 2.3 Seccionamento de uma série cartográfica 3. SIMBOLOGIA E TEXTO 4. ARMAZENAMENTO E REPRESENTAÇÃO DIGITAL DE DADOS 5. PROJECÇÕES CARTOGRÁFICAS 6. SÉRIES CARTOGRÁFICAS PORTUGUESAS 6.1 Sistemas de representação plana 6.2 Enquadramento e nomenclatura das séries do IGP 6.3 Enquadramento e nomenclatura das séries do IGeoE 6.4 Sistemas de âmbito mundial 6.5 Transformação de coordenadas entre sistemas diferentes 7. GENERALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA 7.1 Generalidades 7.2 Formas de generalização 7.3 Directrizes para generalizar 8. METAINFORMAÇÃO E NORMALIZAÇÃO Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo;. Competência em gestão da informação; . Competência para resolver problemas; . Preocupação com a qualidade; . Competência em planear e gerir; . Competência em análise e síntese; . Competência em organização e planificação; . Competência em raciocínio crítico; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Elements of Cartography (6th ed.)
ROBINSON, A. H. [et al.] (1995). John Wiley & Sons. Fundamentos de Informação Geográfica MATOS, J.L. (2001). Edições Lidel. Método de ensino
Os conhecimentos teóricos adquiridos na unidade curricular de Cartografia Digital, e também no decurso das aulas práticas laboratoriais, são aplicados na execução de um protótipo de um modelo numérico topográfico (MNT) utilizando dados simulados. São apresentados aos alunos alguns conceitos de ponta ? como a multicodificação em cartografia digital ? incentivando-se a aprendizagem autónoma no decorrer da elaboração deste projecto.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de informática equipado com programas de CAD com extensões de Cartografia
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