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Telemetria e Supervisão
EF3 2019 . 2020 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
- Compreender a arquitectura global de um sistema de telemetria e supervisão de pessoas,
equipamentos e processos, suas componentes, funções e características. - Compreender os fundamentos das comunicações de dados aplicadas neste domínio, respectivos meios físicos, protocolos e qualidade de serviço. - Capacidade de utilizar e especificar sistemas de telemetria e supervisão. Programa genérico mínimo
1 Introdução aos sistemas de telemetria e supervisão
Arquitectura genérica Sensores e actuadores Controlo de processos/sequencial e controlo de supervisão Sistemas de aquisição de dados Comunicações de dados Componentes de um sistema de comunicações Modelo OSI; Topologias; Endereçamento; Controlo de erros; Controlo de fluxo Protocolos série; Comunicação síncrona e assíncrona; modems Protocolos Ethernet e TCP/IP; Qualidade de serviço Protocolos sem fios (ZigBee, WiFi, GSM/GPRS/UMTS). 2 Projecto de sistemas de telemetria e supervisão Sistemas Remotos de Tempo Real Definições, conceitos básicos e história Requisitos específicos das Unidades Remotas Técnicas de projecto de Sistemas de Tempo-Real Robustez, fiabilidade e tolerância a falhas Unidades de Gestão Modelos de dados; Informação de estado, histórico e alarme Armazenamento e processamento de dados Interface com o utilizador Considerações de privacidade e segurança Sistemas com redundância Pré-requisitos
A frequência desta unidade curricular pressupõe conhecimentos sobre sistemas informáticos e teoria de sinais e sistemas. É ainda recomendável um conhecimento básico sobre sistemas de aquisição de dados.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; . Competência em entender a linguagem de outros especialistas; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência para resolver problemas; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Iniciativa e espírito empreendedor; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
- Stuart A. Boyer, SCADA: Supervisory Control and Data Acquisition, 4th Ed., ISA, 2010.
- Michael Whitt, Successful Instrumentation and Control Systems Design, 2nd Ed. ISA, 2012 - John Cowley, Communications and Networking: An Introduction, 2ed., Springer, 2013 - Phillip A. Laplante and Seppo J. Ovaska, Real-Time Systems Design and Analysis: Tools for the Practitioner, 4ed., Wiley-IEEE Press, 2011 Método de ensino
O ensino desta disciplina é teórico-prático, com grande ênfase na compreensão e desenvolvimento de soluções para problemas concretos, com recurso a algumas ferramentas de desenvolvimento e simulação.
Recursos específicos utilizados
Laboratório de instrumentação equipado com alguns computadores com modems, alguns sensores, actuadores e nodos de redes sem fios. |