|
2004 . 2005 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).
Elementos especificos
Objectivos formativos
Domínio dos aspectos cognitivos do processamento visual incluindo modelos, representação e aprendizagem. Programa genérico mínimo
Fundamentos e arquitecturas de sistemas de visão cognitivos. Psicofísica e cognição. *Aprendizagem e adaptação. *Representação e inferência. Reconhecimento e categorização. Integração de sistemas.
Pré-requisitos
Cálculo, Álgebra, Processamento de Sinal, Visão por Computador.
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Conhecimento de uma língua estrangeira; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Criatividade; . Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho em grupo; . Adaptabilidade a novas situações; . Preocupação com a qualidade; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Cognitive Vision Systems: Sampling the Spectrum of Approaches (Lecture Notes in Computer Science), Henrik I. Christensen and Hans-Hellmut Nagel .
The Cognitive Neuroscience of Vision (Fundamentals of Cognitive Neuroscience), Martha J. Farah Active Vision: The Psychology of Looking and Seeing (Oxford Psychology Series), John M. Findlay and Iain D. Gilchrist. Pattern Recognition and Machine Learning, Christopher M. Bishop Learning with Kernels, Bernhard Schlkopf and Alexander J. Smola Método de ensino
Aulas magistrais, com recurso a instrumentos audiovisuais (teóricas).
Aulas de seminário apresentadas pelos alunos. Recursos específicos utilizados
Software de simulação (matlab).
|