fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   especificações de disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2004 - 2005 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
2004 . 2005  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO        


Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
316pt


Objectivos formativos
Conhecer as principais tendências psicopedagógicas no ensino das ciências
Compreender as implicações decorrentes das principais teorias da aprendizagem para o ensino das ciências
Saber aplicar diferentes métodos de ensino das ciências

Programa genérico mínimo
Introdução
1. Teorias socioconstrutivistas e ensino das ciências
1.1. Princípios socioconstrutivistas: a construção do conhecimento, a contextualização e a complexidade, a natureza social da aprendizagem
1.2. Implicações educativas: os métodos da descoberta e da investigação, a aprendizagem a partir da resolução de problemas, os métodos de grupo e cooperativos
2. Teorias cognitivistas e ensino das ciências
2.1. A arquitectura cognitiva dos processos envolvidos na aprendizagem das ciências Características e limitações da memória de trabalho
2.2. A aquisição e a recuperação dos conhecimentos científicos
2.3. Implicações educativas
2.3.1. A instrução directa
2.3.2. O treino
2.3.3. A análise cognitiva de tarefas
3. Exemplos específicos de aplicação ao Ensino e Aprendizagem das Ciências

Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Compromisso ético;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em investigar;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Preocupação com a qualidade;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas15
aulas teórico-práticas15
total horas lectivas30

Método de avaliação
Resolução de problemas25 %
Projecto25 %
Exame50 %

Bibliografia de referência
- American Association for Advancement of Science (1993). Bencharmks for science literacy. New York: Oxford University Press.
- Anderson, J. R., & Schunn, C. (2000). Implications of the ACT-R learning theory: No magic bullets. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology. Educational design and cognitive science (pp.1-33). Mahwah: Lawrence Erlbaum.
- Festas, I., (no prelo). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Coimbra: Almedina.
-Klahr, D., & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of direct instruction and discovery learning. Psychological Science, 15, 661-667.
- Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
- Santrock, J. (2006). Psicología de la educación (2ª ed.; Trad. Espanhola). México: McGraw-Hill.

Método de ensino
Método expositivo
Trabalho centrado no aluno (individual ou em grupo)
Trabalho centrado em materiais (documentos, textos, etc.)

Recursos específicos utilizados
print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt