|
2019 . 2020 - º semestre
Especificação técnica - ficha curricular
Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Esta unidade curricular visa a aprendizagem de tópicos actuais relevantes na área da Física e áreas científicas que com ela confluem, bem como o aprofundamento, por parte do aluno, das capacidades de seleccionar criteriosamente fontes de informação fidedignas e de sistematizar, interligar, condensar e comunicar publicamente os assuntos relacionados com os trabalhos de investigação com que contacta. Tal implica o confronto com conceitos e metodologias recentemente desenvolvidas na área científica em causa.
Programa genérico mínimo
Práticas de ensino e aprendizagem em Física
A importância do trabalho prático no ensino e aprendizagem da Física. A Física como base das ciências experimentais. A importância da Física na interacção com as outras Ciências. Actualização de temas em diversas áreas da Física: tópicos de astronomia e astrofísica (incluindo revisão de conceitos base de Mecânica), mecânica dos fluidos (incluindo viscosidade e capilaridade), fenómenos de transporte, ondas (incluindo aplicações a áreas como a Geofísica), óptica e física moderna (incluindo física atómica e radioactividade). Física, Tecnologia e Sociedade O mundo da Ciência. Tópicos para discussão sobre investigação em curso na área da Física Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência para resolver problemas;. Competência em raciocínio crítico; . Preocupação com a qualidade; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em investigar; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em aprendizagem autónoma; . Criatividade; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Publicações científicas seleccionadas dos periódicos Euorpean Journal of Physics, American Journal of Physics e similares.
Wellington, J. (2000). Teaching and Learning Secondary Science: contemporary issues and practical approaches. London, Routledge. Herr, N. (2008). The Sourcebook for Teaching Science-Strategies, Activities and Instructional Resources. Jossey-Bass, John Wiley & Sons, Inc. Physics, M. Alonso, E.Finn, Pearson-Prentice Hall ed. Motion Moutain, The Adventure of Physics disponível em http://www.motionmountain.net/ Método de ensino
Exposição apoiada em recursos audio-visuais
Planeamento e desenvolvimento de actividades práticas. Trabalhos estruturados em grupo Sessões dedicadas a análise de artigos científicos recentes, sendo exigido que o doutorando exprima, com sentido crítico, a sua opinião sobre os temas discutidos. O doutorando deverá ainda expor e discutir perante colegas os desenvolvimentos relativos à preparação do seu projecto de investigação. Recursos específicos utilizados
Salas com projectores multimédia
Laboratórios de investigação |