|
Inovação e Empreendedorismo Tecnológico
EB 2020 . 2021 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
*) N.B. se houver estudantes que não falem português a língua é o inglês.
Objectivos formativos
Pretende-se estimular nos alunos uma atitude de inovação e de empreendedorismo através da discussão dos conceitos chave, do contacto e análise de casos de sucesso e de fracasso e da prática e exploração de cenários.
Será dado especial enfoque à capacidade de apresentação de ideias, à capacidade de negociação e à elaboração e defesa de um plano de negócios. Pretende-se igualmente apoiar os alunos na descoberta e desenvolvimento das qualidades, características e atitudes de empreendedores bem sucedidos. Programa genérico mínimo
1. Inovação
. Definição de Inovação num contexto empresarial . As 5 disciplinas da Inovação - Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado - Criação de Valor - Campeões da Inovação (Innovation Champions) - Equipas de Inovação - Alinhamento Organizacional . Fóruns de Inovação . Construção de Planos de Inovação 2. Construção e Apresentação de Propostas de Valor - Metodologia NABC (Needs, Approach, Bennefit, Competition) 3. Técnicas de Negociação 4. Plano de Negócios - The Customer Development Model (customer discovery; customer validation) - Canvas Business Model 5. Liderança e Empreendedorismo - Motivação, formação e liderança - Ambição - A importância do Ecossistema e das Redes Pré-requisitos
Competências genéricas a atingir
. Competência em comunicação oral e escrita;. Competência em trabalho em grupo; . Iniciativa e espírito empreendedor; . Ambição profissional; . Capacidade negocial; . Capacidade de decisão; . Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área; . Liderança; . Preocupação com desenvolvimento sustentado; . Competência em planear e gerir; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
The 5 Disciplines of Innovation, SRI ? Stanford Research Institute, 2010
Vasconcellos e Sá, Jorge Alberto1997, Os Senhores da Guerra Bertrand Editora. http://faculty.babson.edu/academic/sye3/RocketPitch/Student/index.htm Steve Blank and Bob Dorf, K&S Ranch Publ, USA 2012 ?The Startup Owner?s Manual ? The step by step guide for building a great company?, www.steveblank.com http://faculty.babson.edu/academic/sye3/RocketPitch/Student/index.htm Youtube? http://www.youtube.com/watch?v=Tq0tan49rmc&feature=autoplay&list=P L4BD9854098A1A336&lf=results_video&index=19&playnext=2 Método de ensino
Procurar-se-á implementar um método de aprendizagem participativo, privilegiando a aquisição activa de competências mais do que a transmissão passiva de conhecimentos. Os alunos, organizados em equipas, terão de efectuar pequenos testes práticos, como por exemplo a construção, apresentação e defesa de uma proposta de valor ou de um plano de negócios simplificado.
Serão dados exemplos práticos de empreendedores, bem e mal sucedidos, e convidados alguns protagonistas nacionais para partilharem a sua experiência. Recursos específicos utilizados
|