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Complementos de Física do Estado Sólido
Fc 2005 . 2006 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha). Elementos especificos
Objectivos formativos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial para funções de várias variáveis reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de sucessões e séries numéricas e de funções. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Programa genérico mínimo
Sucessões e séries numéricas
Critérios de convergência Sucessões e séries de funções Convergência uniforme Séries de potências Fórmula e série de Taylor Séries de Fourier Funções reais de várias variáveis reais - cálculo diferencial Limite e continuidade Derivação parcial Diferenciabilidade Derivação de funções compostas Derivadas direccionais. Gradiente Teorema da função implícita Extremos. Multiplicadores de Lagrange Pré-requisitos
Análise Matemática I
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994 Breda, A., Costa, J., Cálculo com funções de várias variáveis, McGraw-Hill, Lisboa, 1996 Spiegel, M., Análise de Fourier, Colecção Schaum, São Paulo, 1977 Método de ensino
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Recursos específicos utilizados
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