|
Análise Matemática II
F+EF+EB 2013 . 2014 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
A disciplina completa a formação básica em Análise Matemática e centra-se no estudo de sucessões e séries (numéricas e de funções) e na introdução ao Cálculo para funções de várias variáveis.
Competências genéricas: Competência em análise e síntese; Competência para resolver problemas; Competência em raciocínio crítico; Competência em aprendizagem autónoma; Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos. Programa genérico mínimo
Sucessões e séries numéricas (sucessões monótonas e limitadas; subsucessões; noção de limite; operações com limites; séries convergentes; critérios de convergência; convergência condicional; comutatividade). Pré-requisitos
Análise Matemática I. Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação contínua Frequência: 100.0% Avaliação por exame Exame: 100.0% Bibliografia de referência
[1] José Miguel Urbano, Análise Matemática II, Notas de Curso, Coimbra, 2007. [2] James Stewart, Cálculo, vol. I e vol. II, Thomson Learning, 2001. Bibliografia complementar: [3] Jerrold E. Marsden e Anthony Tromba, Vector Calculus, W. H. Freeman (5th edition), 2003. [4] Jaime Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. [5] Elon Lages Lima, Curso de Análise, vol. 1 (11ª edição), Projecto Euclides, IMPA, 2004. Método de ensino
- Nas aulas teóricas é feita uma exposição oral das matérias com recurso a quadro e giz. Serão dados exemplos e resolvidos problemas. Será no Professor que se centrará o desenvolvimento destas tarefas. Recursos específicos utilizados
|