fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   especificações de disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2013 - 2014 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Análise Matemática II
F+EF+EB
2013 . 2014  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


Especificação técnica - ficha curricular

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
1001939127.5pt


Objectivos formativos

A disciplina completa a formação básica em Análise Matemática e centra-se no estudo de sucessões e séries (numéricas e de funções) e na introdução ao Cálculo para funções de várias variáveis.

 

Competências genéricas:

Competência em análise e síntese;

Competência para resolver problemas;

Competência em raciocínio crítico;

Competência em aprendizagem autónoma;

Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

Programa genérico mínimo

Sucessões e séries numéricas (sucessões monótonas e limitadas; subsucessões; noção de limite; operações com limites; séries convergentes; critérios de convergência; convergência condicional; comutatividade).

Sucessões e séries de funções (convergência simples e convergência uniforme; séries de potências; desenvolvimentos em série; série de Taylor; séries de Fourier).

Funções escalares de várias variáveis (limites e continuidade; derivadas parciais; derivada direcional e vector gradiente; teorema da função implícita; extremos; multiplicadores de Lagrange).

Pré-requisitos

Análise Matemática I.

Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas45
total horas lectivas90

Método de avaliação
Resolução de problemas0<45 %
Mini testes0<50 %
Frequência0<100 %
Exame0<100 %
concretização da avaliação em 20132014
Avaliação contínua Frequência: 100.0%
Avaliação por exame Exame: 100.0%

Bibliografia de referência

[1] José Miguel Urbano, Análise Matemática II, Notas de Curso, Coimbra, 2007.

[2] James Stewart, Cálculo, vol. I e vol. II, Thomson Learning, 2001.

Bibliografia complementar:

[3] Jerrold E. Marsden e Anthony Tromba, Vector Calculus, W. H. Freeman (5th edition), 2003.

[4] Jaime Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.

[5] Elon Lages Lima, Curso de Análise, vol. 1 (11ª edição), Projecto Euclides, IMPA, 2004.

Método de ensino

- Nas aulas teóricas é feita uma exposição oral das matérias com recurso a quadro e giz. Serão dados exemplos e resolvidos problemas. Será no Professor que se centrará o desenvolvimento destas tarefas.

- Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos exercícios, propostos previamente aos alunos. Deverão ser os alunos a tomar a iniciativa de escolher e resolver os problemas a analisar em cada aula.

Recursos específicos utilizados
print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt