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2003.2004
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CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Complementos de Electrónica
Fc(opt)+EF
2004 . 2005  - º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO        


Especificação técnica - ficha curricular
N.B. estas fichas estão definidas apenas desde 2007 (acordo de Bolonha).

Elementos especificos
código da disciplinaciclo de estudossemestre lectivocréditos ECTSlíngua de ensino
16pt


Objectivos formativos
Importância central:
Compreensão de leis (teóricas e empíricas) de Física Clássica e das suas aplicações
Capacidade de utilizar conceitos de Física Clássica para resolver problemas
Capacidade para aprender Física

Importância secundária:
Cultura geral aprofundada em Física
Comunicação oral e escrita
Programa genérico mínimo
Mecânica de Fluidos Incompressíveis e não Viscosos - Noção de pressão. Massa volúmica e densidade de um fluido. Hidrostática: princípio fundamental e princípio de Arquimedes. Dinâmica: equação da continuidade e equação de Bernoulli.
Electrostática - Lei de Coulomb. Campo eléctrico e potencial associado. Energia potencial eléctrica. Exemplos de cálculos de campos criados por distribuições descontínuas e contínuas de carga. Fluxo de um vector. Lei do fluxo. Meios condutores. Condutores em equilíbrio e distribuição de cargas. Condensadores. Associação de condensadores. Efeito de dieléctricos entre as placas de um condensador.
Circuitos eléctricos - Intensidade da corrente eléctrica. Correntes contínuas. Lei de Ohm. Lei de Joule (conservação da energia). Geradores de corrente contínua - suas características. Lei de Ohm generalizada e leis de Kirchoff. Associação de resistências. Galvanómetros, voltímetros e amperímetros.
Electromagnetismo - Leis de Biot-Savart e de Laplace. Cálculo de campos magnéticos criados por correntes contínuas. Cálculo de forças exercidas sobre circuitos eléctricos por campos magnéticos. Momento dipolar magnético e magnetismo atómico. Magnetes. Funcionamento do galvanómetro. Indução magnética. Leis de Faraday e de Lenz.
Ondas - Ondas mecânicas: propagação de ondas elásticas num meio a 1D. Breve análise da propagação de ondas a 2D e 3D. Breves noções de acústica. Ondas electromagnéticas. Exemplos de produção de ondas electromagnéticas (oscilação de um dipolo eléctrico). Espectro electromagnético. Sobreposição de ondas. Difracção. Princípio de Huygens.
Óptica geométrica - Justificação da propagação rectilínea da luz em condições normais. Índice de refracção dos meios transparentes. Objectos e imagens. Princípios e leis da óptica geométrica. Reflexão total e ângulo limite. Estudo de sistemas ópticos. Ver. O olho humano e a correcção de deficiências visuais.
Pré-requisitos
Frequência de Física Geral I
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;
. Competência em organização e planificação;
. Competência em comunicação oral e escrita;
. Competência para resolver problemas;
. Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
. Competência em raciocínio crítico;
. Competência em aprendizagem autónoma;
. Adaptabilidade a novas situações;
. Competência em autocrítica e auto-avaliação;
(por ordem decrescente de importância)
Horas lectivas semestrais
aulas teóricas45
aulas teórico-práticas30
total horas lectivas75

Método de avaliação
Mini testes25 %
Exame75 %

Bibliografia de referência
Fundamentos de Física - Mª Margarida Costa e Mª José de Almeida - Ed. Almedina, 2004.
Physics - Paul Tipler - Ed. W.H.Freeman and Co, 1999.
Física - F. Bueche e E. Hecht - Ed. McGraw-Hill, 2001.
Colectânea de problemas de Fundamentos de Física - Departamento de Física
Método de ensino
Aulas teóricas e de resolução de problemas nas quais é frequentemente solicitada a colaboração activa dos alunos.
. Controle de presenças, seja nas aulas teóricas, seja nas de resolução de problemas. Pequenos testes frequentes (quinzenais...), realizados sem marcação prévia nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, cuja classificação contará para a nota final da disciplina. Estes testes serão corrigidos com anotações em menos de uma semana e devolvidos aos alunos para feed-back em relação à eficácia do estudo que estão a praticar. Disponibilidade dos docentes para discussões com os alunos sobre dúvidas e os resultados dos testes de avaliação continuada. [Obrigatoriedade de um número mínimo de presenças (cerca de 80% do total das aulas) para poder fazer avaliação continuada. Se vier a ser permitida na FCTUC a obrigatoriedade da avaliação continuada dos alunos, este número mínimo de presenças será condição para poder ter aprovação na disciplina].
Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
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