|
Física Geral II
F+EF 2015 . 2016 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Objetivos:
- Compreensão de leis (teóricas e empíricas) de Física Clássica e das suas aplicações. - Capacidade de utilizar conceitos de Física Clássica para resolver problemas. - Capacidade para aprender Física. - Cultura geral aprofundada em Física. - Capacidade para comunicar Física Clássica por escrito e oralmente. Competências: - Competência em análise e síntese. - Competência em organização e planificação. - Competência em comunicação oral e escrita. - Competência para resolver problemas. - Competência em raciocínio crítico. - Competência em aprendizagem autónoma. - Adaptabilidade a novas situações. - Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos. - Competência em autocrítica e auto-avaliação. Programa genérico mínimo
-Lei de Coulomb. Campo, energia potencial e potencial elétricos. Lei de Gauss. Condutores. Condensadores. Meios dielétricos.
-Corrente elétrica. Lei de Ohm. Força eletromotriz. Leis de Kirchhoff. Associação de resistências. Galvanómetros, voltímetros e amperímetros. Carga e descarga de condensadores. -Experiências de Oersted. Lei de Laplace. Efeito de Hall. Lei de Biot-Savart. Campos magnéticos criados por correntes elétricas. Interação entre correntes elétricas. Lei de Ampère. Indução magnética. Leis de Faraday e de Lenz. Auto-indução e indução mútua. Corrente alterna. Circuitos LC e RLC. Transformadores. -Ondas eletromagnéticas. Polarização. Vetor de Poynting. Espetro. Luz visível. -Leis da ótica geométrica. Reflexão. Refração. Dispersão. Espelhos planos e esféricos. Lentes delgadas. Máquina fotográfica reflex. Olho humano. Lupa. Microscópio. Telescópios. -Experiência de Young. Interferência. Difração. Filmes finos. Pré-requisitos
Física Geral I, Análise Matemática I
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; . Competência em raciocínio crítico; . Competência em aprendizagem autónoma; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em autocrítica e auto-avaliação; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics
Raymond A. Serway, John Jewett Brooks/Cole (9th edition, 2013); ISBN: 978-1133953999 Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics Douglas C. Giancoli Pearson (4th edition, 2008); ISBN: 978-0136074809 Fundamentos de Física Maria José B. Marques de Almeida, Maria Margarida Ramalho R. Costa Almedina (3ª edição, 2012); ISBN: 978-9724048413 Método de ensino
Ensino direto com participação ativa dos alunos. Desafios colocados nas aulas teóricas.
Aulas teórico-práticas de aplicação de conceitos e leis Físicas à resolução de problemas. Recursos específicos utilizados
Data show, projector de acetatos.
|