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Física Laboratorial II
F+mnrF 2020 . 2021 - 2º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
Pretende-se que o aluno adquira autonomia e capacidade de iniciativa num laboratório de Física, e que seja capaz de desenvolver projetos experimentais simples, desde a sua conceção e execução à análise e discussão dos dados.
Em particular, pretende-se que o aluno: Seja capaz de dominar diferentes técnicas experimentais; Aprofunde o método de análise de dados e comparação dos resultados; Desenvolva o sentido crítico e a lógica experimental; Manuseie com rigor e segurança vários instrumentos de medida; Aprenda a manter um caderno de laboratório bem estruturado; Desenvolva as suas capacidades de comunicação oral e escrita; Adquirir competências genéricas em: Análise e síntese; Organização e planificação; Comunicação Oral e escrita; Trabalho de grupo; Raciocínio crítico; Aprendizagem autónoma; Aplicar na prática conhecimentos teóricos; Adaptabilidade a novas situações; iniciativa e espírito empreendedor. Programa genérico mínimo
O curso consiste na realização de um conjunto de experiências que têm como objetivo a demonstração de leis físicas ou a determinação de constantes físicas fundamentais.
As experiências cobrem os seguintes assuntos: campos magnéticos e forças, oscilações eléctricas e ressonância, ondas electromagnéticas, sistemas mecânicos e física moderna: - Balança de Ampère: calibração de uma balança de torsão, estudo da interação entre correntes elétricas; - Relação carga/massa do electrão: garrafa magnética, movimento de electrões num campo magnético; - Superfície de um líquido em rotação: determinação da aceleração gravítica; - Microondas: interferómetro de Michelson, determinação do c.d.o. das ondas, espessura de um filme fino e indíce de refração de um prisma; - Pêndulo Físico: determinação do momento de inércia . - Pêndulo de Kater: determinação da aceleração gravítica; - Determinação do campo magnético terrestre. Pré-requisitos
Física Geral I e II, Física Laboratorial I, Técnicas laboratoriais de Física
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência em trabalho em grupo; . Competência em raciocínio crítico; . Adaptabilidade a novas situações; . Competência em comunicação oral e escrita; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Competência em aprendizagem autónoma; . Iniciativa e espírito empreendedor; . Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
Bibliografia de referência
MC Abreu, L Matias, LF Peralta, Física Experimental, uma introdução. Presença, 1994.
GL Squires, Practical physics, Cambridge Press, 2001 P Bevington and DK Robinson, Data reduction and error analysis for the physical sciences, McGraw Hill, 2002 Método de ensino
Aulas de discussão e de realização de trabalhos experimentais com acompanhamento individual.
Aulas de discussão e de realização de relatórios escritos para cada experiência. Os alunos deverão, preferencialmente, trabalhar em grupos de dois, durante a execução dos trabalhos práticos. Recursos específicos utilizados
Laboratórios temáticos incluindo equipamento informático
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