|
Elementos de Biofísica
F+B 2020 . 2021 - 1º semestre
Especificação técnica - ficha curricular Elementos especificos
Objectivos formativos
O objectivo principal é ensinar os fundamentos da bioelectricidade, especialmente as propriedades eléctricas de células nervosas, sobre a formação, propagação e transmissão do impulso nervoso, e de outras células excitáveis nomeadamente células sensoriais e musculares. Pretende-se ainda dar aos alunos uma visão do estado atual de conhecimentos sobre os principais assuntos tratados e das correspondentes abordagens físicas, e que os alunos desenvolvam a capacidade de investigar e de comunicar por escrito e oralmente.
Competências genéricas: Competência em análise e síntese; Competência em organização e planificação; Competência em comunicação oral e escrita; Conhecimento de uma língua estrangeira; Conhecimentos de informática, relativos ao âmbito do estudo; Competência para resolver problemas; Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; Competência em raciocínio crítico; Competência em aprendizagem autónoma; Competência em investigar. Programa genérico mínimo
Introdução aos fenómenos bioeléctricos. Estrutura e funções da célula nervosa. Difusão e transporte através de membranas. Potencial de repouso da membrana. Propriedades eléctricas da membrana excitável. Propriedades funcionais de dendrites. Potencial de ação e modelo de Hodgkin-Huxley. Correntes e mecanismos de gating. Diversidade de canais iónicos dependentes do potencial. Estrutura molecular e correntes de canais individuais. Transmissão sináptica: mecanismos pré- e pós-sinápticos. Plasticidade sináptica.
Pré-requisitos
Esta disciplina destina-se a alunos com adequados conhecimentos de Matemática e Física e noções básicas de Química e Biologia (Análise Matemática I, Química Geral I, Física Geral II)
Competências genéricas a atingir
. Competência em análise e síntese;. Competência em organização e planificação; . Competência em comunicação oral e escrita; . Competência para resolver problemas; . Competência em raciocínio crítico; . Conhecimento de uma língua estrangeira; . Conhecimentos de informática relativos ao âmbito do estudo; . Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; . Competência em aprendizagem autónoma; . Competência em investigar; (por ordem decrescente de importância) Horas lectivas semestrais
Método de avaliação
concretização da avaliação em 20202021
Avaliação Trabalho de síntese: 10.0% Apresentação oral do trabalho de síntese : 10.0% Exame: 80.0% Bibliografia de referência
JOHNSTON, Daniel;WU,Samuel M.-S.- Foundations of Cellular Neurophysiology
Cambridge, Massachusetts,The MIT Press,1995,676 p.ISBN 0-262-10053-3 HILLE,Bertil-Ionic Channels of Excitable Membranes, 3ª ed. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts, 2001, 841 p.ISBN 0-87893-321-2 FAIN,Gordon L.-Molecular and Cellular Physiology of Neurons, Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press,1999,693 p.ISBN 0-674-58155-5 HOPPE, Walter; LOHMANN, Wolfgang; MARKL, Hubert, ZIEGLER, Hubert, Eds. Biophysics. Berlin, Springer-Verlag,1983, 941 p.ISBN 3-540-12083-1 Método de ensino
Método de ensino expositivo, nas aulas teóricas. Nas aulas teórico-práticas será fomentada a discussão de matéria relativa essencialmente aos problemas a entregar.
Recursos específicos utilizados
|