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Vibrações e Ondas
F+EF+Qe
2002 . 2003  - º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO        


sumários letivos
disciplina Vibrações e Ondas  | F+EF+Qe
turmaaula.teórica 1
professorJosé Lopes Pinto da Cunha

 
lição.1 25.2.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
Apresentação
 
Análise e discussão dos tópicos que constituem o programa da disciplina.

Apresentação e discussão acerca dos critérios de avaliação.
 
 
lição.2 27.2.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
eq. diferenciais
 
Equações diferenciais linerares de coeficientes constantes.
Solução geral de uma equação completa. Integral geral e particular. A equação diferencial de Newton F=m d^2x/dx^2.
 
 
lição.3 28.2.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
continuação. O oscilador simples.
 
Continuação. Estudo de um oscilador livre.
 
 
lição.4 6.3.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
energia de um oscilador
 
Continuação. O movimento harmónico simples.
Energia de um oscilador livre.
 
 
lição.5 7.3.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
oscilador amortecido
 
estudo do oscilador amortecido, sujeito a uma força de atrito F_a proporcional à velocidade.
 
 
lição.6 11.3.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
faltei.
 
 
 
lição.7 13.3.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
o oscilador forçado
 
Estudo de um oscilador forçado, por uma força periódica.
O regime transitório e o regime estacionário.
O conceito de ressonância.
 
 
lição.8 14.3.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
continuação
 
Continuação da discussão acerca do fenómeno de ressonância.
A potência e potência média absorvida pelo oscilador.
A curva de Lorentz-Cauchy.
 
 
lição.9 18.3.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
osciladores acoplados.
 
Estudo de osciladores acoplados. Análise geral. Os modos normais de vibração de um sistema. Os estados próprios de vibração de um sistema de N osciladores acoplados a uma dimensão.
 
 
lição.10 20.3.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
estudo de 2 osciladores acoplados
 
Estudo de um sistema de 2 osciladores acoplados. Obtenção e resolução da equação secular. Obtenção das frequências
próprias do sistema e do smodos normais. Coordenadas normais do sistema.
 
 
lição.11 21.3.200311:00 hsala: E2 alunos presentes: 
 
osciladores acoplados forçados
 
Estudo de um sistema de 2 osciladores acoplados forçados. Ressonância. Excitação dos modos normais de vibração.
 
 
lição.12 25.3.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
sistema de N osciladores, transição para o contínuo
 
Continuação. Estudo de um sistema de N osciladores, com N muito grande. Os modos próprios de vibração. Transição para o contínuo.
 
 
lição.13 27.3.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
equação de onda
 
Dedução da equação de onda de onda a 1 dimensão.
 
 
lição.14 28.3.200311:00 hsala: E2 alunos presentes: 
 
equação de onda a 2 dimensões
 
Equação de onda a 2 dimensões. Príncipio de sobreposição de ondas. Ondas sinusoidais.
 
 
lição.15 1.4.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
sobreposição de ondas
 
Sobreposição de ondas sinusoidais a uma dimensão. Batimentos. Ondas estacionárias.
 
 
lição.16 3.4.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
velocidade de fase e de grupo
 
Velocidade de fase e de grupo no caso da propagação de duas ondas sinusoidais a 1 dim. Pacote de ondas; a velocidade de fase e de grupo de um pacote de ondas.
 
 
lição.17 4.4.200311:00 hsala: E2 alunos presentes: 
 
energia de uma onda
 
Continuação. Peopagação de uma onda numa corda esticada. Energia (cinética e potencial) de uma onda mecânica. Intensidade de uma onda.
 
 
lição.18 8.4.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
A equação de onda em vários casos
 
Obtenção da equação de onda nos casos de: onda numa corda esticada, e onda sonora num meio.
 
 
lição.19 10.4.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
discussão acerca do som
 
Discussão acerca do som. Curvas de sensibilidade auditiva do Homem. Escala dB. Análise de Fourier de um sinal.
 
 
lição.20 11.4.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
ondas esféricas e cilíndricas
 
Ondas a 2 e 3 dimensões. Ondas planas, esféricas e cilíndricas em meios homogéneos e isotrópicos. A intensidade e amplitude das ondas.
 
 
lição.21 22.4.20039:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
leis de reflexão e refracção
 
Construção de Huygens. Huygens vs Newton. Leis da reflexão e da refracção no casos corpuscular e ondulatório. Lei de Snell-Descartes.
 
 
lição.22 24.4.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
Maxwell e o campo electromagnético
 
Continuação. O príncipio de Fermat aplicado à refracção da luz. Obtenção da lei de refracção. Discussão acerca das implicações.
As leis de Maxwell do campo electromagnético no vazio.
Dedução da equação de onda dos campos E e B a partir das eq. de Maxwell. A velocidade da luz. O espectro electromagnético.
 
 
lição.23 29.4.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
a transversalidade do campo electromagnético
 
Continuação. Dedução da transversalidade do campo electromagnético. A relação entre as amplitudes dos campos E(r,t) e B(r,t). Discussão.
Considerações acerca dos campos criados por uma carga estática, em movimento uniforme e acelerada. Análise qualitativa.
 
 
lição.24 2.5.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
relação de dispersão
 
Considerações (revisões) sobre as propriedades electrostáticas de materiais homogéneos e isotrópicos.
Análise da propagação de um campo electromagnético através de um material. Obtenção do índice de refracção como uma sobreposição de modos de oscilador. A relação de dispersão de Cauchy. Dispersão normal e anómala. A velocidade de fase e de grupo. Análise e discussão.
 
 
lição.25 8.5.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
fluxo de energia de uma onda electromagnética
 
Fluxo de energia de uma onda electromagnética. Teorema de Poyting. Equação de continuidade para o fluxo de energia.
Intensidade de uma onda electromagnética.
 
 
lição.26 13.5.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
quantidade de movimento de uma onda electromagnética
 
Quantidade de movimento de uma onda electromagnética.
Obtenção da densidade de quantidade de movimento. A pressão
da radiação.
 
 
lição.27 15.5.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
polarização da luz
 
Polarização da luz. Polarização linear e circular.
Regras de selecção para a emissão e absorpção dipolar
de um fotão. A quantidade de movimento angular de um
fotão.
 
 
lição.28 16.5.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
estados de polarização
 
Continuação. Estados de polarização esquerda (L) e
direita (R). A polarização linear e elíptica como uma combinação linear de estados L e R.
A lei de Malus.
Substâncias opticamente activas. Birrefrangência. Filtros de polarização circular e elíptica.
 
 
lição.29 20.5.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
interferência
 
Interferência da luz. Experiência de Young com 2 fontes pontuais. Cálculo da fig. de interferência.
 
 
lição.30 22.5.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
greve dos alunos
 
 
 
lição.31 23.5.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
redes de difracção
 
Interferência por uma rede de difracção. Difracção por uma fenda estreita.
 
 
lição.32 27.5.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
difracção de Fraunhofer
 
Difracção de Fraunhofer por uma fenda estreita. Cálculo do perfil de intensidade, I(theta), para luz não polarizada.
Cálculo da difracção por 2 fendas. Difracção por N fendas.
Diufracção por um buraco de secção recta.
Cálculo do perfil de intensidade devido à passagem por um orifício circular.
 
 
lição.33 29.5.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
difracção de Fesnel
 
Continuação. Difracção de Fesnel. Perfis de intensidade para um orifício circular, uma esquina e um objecto circular opaco. Ponto de Poisson-Arago.
 
 
lição.34 30.5.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
resolução óptica
 
Análise do limite físico de resolução óptica devido à difracção. Critério de Rayleigh.
Análise e discussão da resolução típica de instrumentos ópticos. Discussão de casos concretos: o olho, o microscópio óptico e elctectrónico, o telescópio.
Resolução de um telescópio de interferência.
 
 
lição.35 3.6.200310:00 hsala: D6 alunos presentes: 
 
leis de Fresnel
 
As condições fronteira dos campos eléctrico e magnético na superfície entre dois meios dieléctricos.
Dedução das leis de Fresnel para a reflexão-refracção da luz.
 
 
lição.36 5.6.20039:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
leis de Fresnel
 
Continuação.
Cálculo das intensidades do feixe reflectido e refractado. Discussão.
Polarização por reflexão. Ângulo de Brewster. Discussão.
 
 
lição.37 6.6.200311:00 hsala: D18 alunos presentes: 
 
demonstrações experimentais
 
Demonstrações experimentais.
Observação de batimentos com dois diapasões.
Observação do acoplamento entre dois osciladores (diapasões).
Observações com um laser. Observação dos padrões de difracção de Fraunhofer por
i) 1 e 2 fendas,
ii) orifícios rectangular e circular, e
iii) obstáculos.
Observação da polarização da luz por reflexão. Observação do efeito de 1, 2 e 3 polarizadores sobre um feixe.
Dispersão da luz por uma rede de difracção.
 

Departamento de Física, UC ©2013
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