fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2004 - 2005 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Física Geral I (5ª T)
EAmb
2004 . 2005  - º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO        


programa e bibliografia
1. Cálculo vectorial
Revisão de cálculo vectorial. Noções básicas. Operações com vectores. Produto escalar e produto vectorial. Momento de um vector em relação a um ponto.

2. Cálculo diferencial e integral
Derivada e primitiva de uma função. Suas propriedades. Noção de diferencial. Integral de uma função. Primeiro teorema fundamental do cálculo. Derivada, primitiva e integral de uma função vectorial.

3. Cinemática de uma partícula
Posição, velocidade e aceleração de uma partícula. Movimento a uma dimensão. Movimento uniforme, uniformemente variado e harmónico simples. Movimento a duas e a três dimensões. Movimento de um projéctil. Aceleração tangencial e aceleração normal. Movimento circular. Movimento circular uniforme e uniformemente variado. Movimento curvilíneo uniforme e uniformemente variado.
Movimento relativo. Equações que relacionam as variáveis cinemáticas de uma partícula em dois referenciais que se movem um em relação ao outro com movimento relativo de translação uniforme. Transformações de Galileu.

4. Dinâmica de uma partícula
Leis de Newton. Identificação das forças que actuam sobre um corpo: peso, reacção normal, forças de atrito, tensão num fio e força elástica. Conceitos de momento linear, momento angular, impulso, trabalho, potência e energia cinética. Campo de forças. Campo conservativo e energia potencial. Linhas de força e superfícies equipotenciais. Energia mecânica. Teoremas relacionados com os conceitos introduzidos.
Aplicação destes conceitos ao estudo do movimento a uma dimensão. Equilíbrio estável, instável e indiferente. Zonas permitidas, zonas proibidas e pontos de retorno. Equivalência entre a lei fundamental da dinâmica a uma dimensão e a lei da conservação da energia. Aplicação ao estudo do oscilador harmónico a uma dimensão. Amplitude, período e frequência angular. Solução da equação do movimento. Energia potencial elástica. Oscilações amortecidas.
Campo central, campo central conservativo e campo central com simetria esférica.

5. Dinâmica de um sistema de partículas
Sistema de N partículas sujeito à acção de um campo de forças exterior. Coordenada centro de massa. Equações do movimento para o centro de massa e para o momento angular. Energia cinética, energia potencial interna e energia própria. Energia potencial externa e energia total.
Referencial centro de massa. Relação entre os valores das variáveis cinemáticas num referencial inercial e no referencial centro de massa. Energia interna.

Bibliografia recomendada
Fundamentos de Física
M. Margarida Ramalho Costa e M. José de Almeida
Editora Almedina.

Física: um curso universitário – volume 1
Alonso e Finn
Editora Edgar Blücher.

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt