|
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
EFQ2 2017 . 2018 - 1º semestre
programa e bibliografia 1. Introdução
1.1. Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento 1.2. Complexidade e dinâmica dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem 2. Desenvolvimento na adolescência e implicações educativas 2.1. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo: abstração e pensamento operatório formal (Piaget), egocentrismo adolescente (Elkind), cognição social (Selman) 2.2. Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson e estatutos de identidade de Marcia 3. Cognição, aprendizagem e ensino 3.1. Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel, Gagné e Novak 3.2. Condições e processos de aprendizagem. Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell) Bibliografia recomendada Eccles, J.; Roeser, R. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21, 225-241.Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.). Learner, R.; Steinberg, L. (2009) (Eds.). Handbook of adolescent psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (3rd ed.). Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d?Água. Sadowski, M. (Ed.) (2008). Adolescents at school: perspectives on youth, identity and education. Cambridge, MA: Harvard Education Press. Santrock, J. (2013). Adolescência. Amgh Editora. Sprinthall, N.; Collins, W. (2008). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG (4ª ed.). Steinberg, L. (2013). Adolescence. McGraw-Hill (10th ed.). Weiner, I.; Lerner, R.; Easterbrooks, M.; Jayanthi, M. (2013). Handbook of psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (2nd ed.).
|