fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2019 - 2020 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
EFQ2
2019 . 2020  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
1. Introdução
1.1. Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento
1.2. Complexidade e dinâmica dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem
2. Desenvolvimento na adolescência e implicações educativas
2.1. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo: abstração e pensamento operatório formal (Piaget), egocentrismo adolescente (Elkind), cognição social (Selman)
2.2. Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson e estatutos de identidade de Marcia
3. Cognição, aprendizagem e ensino
3.1. Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel, Gagné e Novak
3.2. Condições e processos de aprendizagem. Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell)

Bibliografia recomendada
Eccles, J.; Roeser, R. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21, 225-241.
Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.).
Learner, R.; Steinberg, L. (2009) (Eds.). Handbook of adolescent psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (3rd ed.).
Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d?Água.
Sadowski, M. (Ed.) (2008). Adolescents at school: perspectives on youth, identity and education. Cambridge, MA: Harvard Education Press.
Santrock, J. (2013). Adolescência. Amgh Editora.
Sprinthall, N.; Collins, W. (2008). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG (4ª ed.).
Steinberg, L. (2013). Adolescence. McGraw-Hill (10th ed.).
Weiner, I.; Lerner, R.; Easterbrooks, M.; Jayanthi, M. (2013). Handbook of psychology. New Jersey: John Wiley & Sons (2nd ed.).

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt