fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2018 - 2019 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Desenvolvimento Curricular e Avaliação
EFQ2
2018 . 2019  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
1. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
1.1 Concepções de educação formal e de currículo escolar
- Fundamentos do currículo: históricos, filosóficos, epistemológicos, éticos, sociais, políticos, ideológicos, psicológicos e pedagógicos
- Teorizações contemporâneas, e orientações e directrizes curriculares
1.2 Delimitação do sentido e campo de desenvolvimento curricular
- Definição e esquema de desenvolvimennto curricular: pré, inter e pós-acção
- Documentos que firmam e orientam processos curriculares: componentes, características e formas
- Análise de documentos e situações curriculares: critérios, instrumentos e procedimentos
- Estruturação de processos micro-curriculares funcionais: princípios, especificidades e uso
2. AVALIAÇÃO
2.1 Gerações e paradigmas da avaliação
2.2 Modalidades de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
2.3 Desenvolvimento da metodologia de referencialização
2.4 Tipologia de testes e construção de tabelas de especificação
2.5 Elaboração de processos de avaliação

Bibliografia recomendada
- Anderson, L. & Krathwohl (Eds.) (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing. New York: Longman.
- Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva.
- Kelley (2009). The currriculum: Theory and practice. London. Sage Publications.
- Mayer, R. & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge.
- Smith, L. & Ragan, T. (1999). Instructional design. Danvers: Wiley & Sons.
- Tanner, D. & Tanner, L. (2007). Curriculum development. Theory into practice. New Jersey: Pearson Education.
- Barreira, C. & Boavida, J. (Orgs.) (2006). Avaliação educacional. Novas formas de ensinar e aprender. Numero temático da Revista Portuguesa de Pedagogia, 40, 3.
- Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla.
- Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt