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Desenvolvimento Curricular e Avaliação
EFQ2 2018 . 2019 - 2º semestre
programa e bibliografia 1. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
1.1 Concepções de educação formal e de currículo escolar - Fundamentos do currículo: históricos, filosóficos, epistemológicos, éticos, sociais, políticos, ideológicos, psicológicos e pedagógicos - Teorizações contemporâneas, e orientações e directrizes curriculares 1.2 Delimitação do sentido e campo de desenvolvimento curricular - Definição e esquema de desenvolvimennto curricular: pré, inter e pós-acção - Documentos que firmam e orientam processos curriculares: componentes, características e formas - Análise de documentos e situações curriculares: critérios, instrumentos e procedimentos - Estruturação de processos micro-curriculares funcionais: princípios, especificidades e uso 2. AVALIAÇÃO 2.1 Gerações e paradigmas da avaliação 2.2 Modalidades de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem 2.3 Desenvolvimento da metodologia de referencialização 2.4 Tipologia de testes e construção de tabelas de especificação 2.5 Elaboração de processos de avaliação Bibliografia recomendada - Anderson, L. & Krathwohl (Eds.) (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing. New York: Longman.- Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva. - Kelley (2009). The currriculum: Theory and practice. London. Sage Publications. - Mayer, R. & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge. - Smith, L. & Ragan, T. (1999). Instructional design. Danvers: Wiley & Sons. - Tanner, D. & Tanner, L. (2007). Curriculum development. Theory into practice. New Jersey: Pearson Education. - Barreira, C. & Boavida, J. (Orgs.) (2006). Avaliação educacional. Novas formas de ensinar e aprender. Numero temático da Revista Portuguesa de Pedagogia, 40, 3. - Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla. - Pinto, J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.
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