|
Didáctica da Química I
EFQ2 2017 . 2018 - 1º semestre
programa e bibliografia Finalidades de educação em química. Interrelações ciência-tecnologia-sociedade e educação em química para a sustentabilidade: dimensões ambientais, económicas, sociais, éticas e culturais. Natureza das ciências e metodologias de ensino.
Teorias de aprendizagem, conceções alternativas e mudança conceptual. Caracterização de conceções alternativas; exemplos em química. Ensinar química para mudança conceptual. Aplicação a química de modelos, técnicas e estratégias de ensino. Mapas de conceitos e V de conhecimento (ou V de Gowin). Resolução de problemas e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Problemas e exercícios em ensino de química. Resolução de problemas e investigação em educação em química no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo e da estratégia nacional para o desenvolvimento: dimensões ambientais, sociais, éticas e culturais. Ensino orientado para ABP. Atividades laboratoriais em química curricular e seus papéis em ensino orientado para ABP.????? Bibliografia recomendada Caamaño, A. (Coord.) (2011). Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: Editorial Graó.Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: IIE, Ministério da Educação. Driver, R. et al. (1994). Making sense of secondary science. Londres: Routledge. Mintzes, J. J. et al. (2000). Ensinando ciência para a compreensão: uma visão construtivista. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Perales-Palacios, F. & Cañal de Léon, P. (2000). Didáctica de las ciencias experimentales: Teoria y práctica de la enseñanza de las ciencias. Alcoy: Editorial Marfil. Pinto-Ferreira, C. et al. (2007). PISA 2006 ? Competências Científicas dos Alunos Portugueses. Lisboa: GAVE. UNESCO (2005). Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO. Currículos dos Ensinos Básico e Secundário.?????
|