fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2018 - 2019 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Didáctica da Química I
EFQ2
2018 . 2019  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
Finalidades de educação em química. Interrelações ciência-tecnologia-sociedade e educação em química para a sustentabilidade: dimensões ambientais, económicas, sociais, éticas e culturais. Natureza das ciências e metodologias de ensino.
Teorias de aprendizagem, conceções alternativas e mudança conceptual. Caracterização de conceções alternativas; exemplos em química. Ensinar química para mudança conceptual. Aplicação a química de modelos, técnicas e estratégias de ensino. Mapas de conceitos e V de conhecimento (ou V de Gowin).
Resolução de problemas e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Problemas e exercícios em ensino de química. Resolução de problemas e investigação em educação em química no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo e da estratégia nacional para o desenvolvimento: dimensões ambientais, sociais, éticas e culturais. Ensino orientado para ABP. Atividades laboratoriais em química curricular e seus papéis em ensino orientado para ABP.?????

Bibliografia recomendada
Caamaño, A. (Coord.) (2011). Didáctica de la Física y la Química. Barcelona: Editorial Graó.
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: IIE, Ministério da Educação.
Driver, R. et al. (1994). Making sense of secondary science. Londres: Routledge.
Mintzes, J. J. et al. (2000). Ensinando ciência para a compreensão: uma visão construtivista. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Perales-Palacios, F. & Cañal de Léon, P. (2000). Didáctica de las ciencias experimentales: Teoria y práctica de la enseñanza de las ciencias. Alcoy: Editorial Marfil.
Pinto-Ferreira, C. et al. (2007). PISA 2006 ? Competências Científicas dos Alunos Portugueses. Lisboa: GAVE.
UNESCO (2005). Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO.
Currículos dos Ensinos Básico e Secundário.?????

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt