fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2016 - 2017 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Didáctica da Física II
EFQ
2016 . 2017  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
1. Introdução
1.1 A Física, o ensino da Física e a investigação em Didática da Física. Caraterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física.
1.2. A natureza do conhecimento científico e a estrutura do desenvolvimento cognitivo necessária à aprendizagem da Física.
2. Teorias e modelos sobre como se aprende. Modos complementares de ensinar: o ensino e a aprendizagem da Física.
3. Avaliação de aprendizagens de Física. Perspetiva construtiva de avaliação da eficácia dos diferentes métodos de ensino utilizados. A avaliação formativa para promover aprendizagens significativas.
4. Ensinar Física na prática: problemas e soluções. As atividades reflexivas e os trabalhos de grupo de docentes. Possibilidades de desenvolvimento de investigação em ação.
5. Possibilidade da utilização de aprendizagens não formais da Física.

Bibliografia recomendada
Arends, R. Aprender a Ensinar. McGraw-Hill, 1995.
Arons, A. A guide to introductory physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990.
de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.
Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.
Fernandes, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores, Lda, 2005.
Lopes, J.B. Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004.
McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996.
Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009.
Skinner, D. Effective Teaching and Learning in Practice. Continuum International Publishing Group, London, 2010.
Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009.

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt