|
Didáctica da Física II
EFQ 2016 . 2017 - 2º semestre
programa e bibliografia 1. Introdução
1.1 A Física, o ensino da Física e a investigação em Didática da Física. Caraterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física. 1.2. A natureza do conhecimento científico e a estrutura do desenvolvimento cognitivo necessária à aprendizagem da Física. 2. Teorias e modelos sobre como se aprende. Modos complementares de ensinar: o ensino e a aprendizagem da Física. 3. Avaliação de aprendizagens de Física. Perspetiva construtiva de avaliação da eficácia dos diferentes métodos de ensino utilizados. A avaliação formativa para promover aprendizagens significativas. 4. Ensinar Física na prática: problemas e soluções. As atividades reflexivas e os trabalhos de grupo de docentes. Possibilidades de desenvolvimento de investigação em ação. 5. Possibilidade da utilização de aprendizagens não formais da Física. Bibliografia recomendada Arends, R. Aprender a Ensinar. McGraw-Hill, 1995.Arons, A. A guide to introductory physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990. de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004. Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985. Fernandes, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores, Lda, 2005. Lopes, J.B. Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004. McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996. Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009. Skinner, D. Effective Teaching and Learning in Practice. Continuum International Publishing Group, London, 2010. Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009.
|