1)- OS PARADIGMAS DA APRENDIZAGEM: CRISE E RENOVAÇÃO – Aprendizagem por transmissão (APT) – Aprendizagem por descoberta (APD) – Aprendizagem por mudança conceptual (APMC) - Movimento das Concepções Alternativas (MCA) - A mudança conceptual no contexto teórico cognitivista-construtivista
2)- UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DA FÍSICA – A dimensão da transmissão cultural no ensino da Física – O paradigma kellyiano – Os objectivos para o ensino da Física à luz da Psicologia da Construção Pessoal – A Epistemologia construtivista e a educação em ciências – As críticas recentes ao construtivismo na educação científica
3)- AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM DA FÍSICA – Natureza e características das concepções – A estrutura dos esquemas conceptuais e a sua coerência interna – A resistência interna à mudança e o efeito regressivo – A correspondência com modelos históricos
4)- A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA – A necessidade de compreensão das concepções dos estudantes – A representação do conhecimento conceptual – As características estruturais dos mapas conceptuais – Estratégias de indução de mudança conceptual – O conhecimento espontâneo e o conhecimento científico – A validade educativa do modelo da mudança conceptual
5)- CONTRIBUTO PARA A MODELAÇÃO DE UMA TEORIA DO ENSINO DA FÍSICA – A necessidade de uma teoria de ensino – A estrutura do conhecimento científico - Os modelos científicos - As teorias científicas - Os modelos e a resolução de problemas - A representação simbólica do conhecimento - A dialéctica da mudança conceptual
6)- O ENSINO DA CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NO CURRÍCULO, NOS MANUAIS E NOS MEDIA - Recursos mediáticos - Recursos didácticos - Inserção CTS num currículo tradicional de Ciências - Estruturação e utilização de recursos - Incidências CTS em manuais de ciências
7)- O HIATO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM FÍSICA – Os objectivos do ensino o Objectivos intelectuais o O desempenho dos estudantes – O desenvolvimento curricular o A abordagem tradicional do ensino o Novas perspectivas pedagógicas o A abordagem construtivista o A investigação como guia do desenvolvimento curricular o O programa de ensino baseado nas actividades laboratoriais o Princípios e estratégias do ensino experimental o A adaptação das estratégias de ensino - A modificação dos curricula tradicionais - A investigação e identificação das dificuldades específicas dos alunos - A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação o A comparação entre resultados reais e as simulações o Cuidados no uso do computador no ensino
8)- A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICA – Noção de problemas o A pluralidade conceptual da noção de problema – Competências cognitivas na resolução de problemas o Modelos cognitivos da resolução de problemas o Representação de problemas o Organização do conhecimento – Recursos metacognitivos o O desenvolvimento do conceito de metacognição o A metacognição como um conceito integrador da resolução de problemas
9)- CONDICIONANTES ESPECÍFICAS DO SUCESSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA – A mecânica newtoniana o Do estatuto epistemologico ao estatuto curricular – Dificuldades da mecânica e dificuldades da Física – Compreensão das dificuldades dos alunos em mecânica
10)- OS ASPECTOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – Vícios e limitações da didáctica tradicional: a obsessão pelo quantitativo – A importância da Física qualitativa.
11)- DA AUTOMATIZAÇÃO À CONSCIENCIALIZAÇÃO METACOGNITIVA – Do conhecimento tácito à explicação de estratégias – Abordagens sistémicas de resolução de problemas – Modelo integrador para a resolução de problemas
bibliografia recomendada
Bibliografia de base
Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Programas Homologados.
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Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Portal da Educação. Download livre em PDF dehttp://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/
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National Science Educational Standards.
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National Committee on Science Education Standards and Assessment, National Research Council. National Academy Press. Washington, DC. 1996. Free PDF download from http://www.nap.edu/catalog/4962.html
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Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens.
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NETO, Antonio J. – Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998 (Ciências da Educação; 19)
NETO, Antonio J. , "Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens. "
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