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Didáctica da Física II
EFQ
2009 . 2010  - 2º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO
DOCS. APOIO DOCS. INTERNOS      


programa e bibliografia


Programa
1)- OS PARADIGMAS DA APRENDIZAGEM: CRISE E RENOVAÇÃO
– Aprendizagem por transmissão (APT)
– Aprendizagem por descoberta (APD)
– Aprendizagem por mudança conceptual (APMC)
- Movimento das Concepções Alternativas (MCA)
- A mudança conceptual no contexto teórico cognitivista-construtivista

2)- UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA PARA O ENSINO DA FÍSICA
– A dimensão da transmissão cultural no ensino da Física
– O paradigma kellyiano
– Os objectivos para o ensino da Física à luz da Psicologia da Construção Pessoal
– A Epistemologia construtivista e a educação em ciências
– As críticas recentes ao construtivismo na educação científica

3)- AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM DA FÍSICA
– Natureza e características das concepções
– A estrutura dos esquemas conceptuais e a sua coerência interna
– A resistência interna à mudança e o efeito regressivo
– A correspondência com modelos históricos

4)- A MUDANÇA CONCEPTUAL NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA
– A necessidade de compreensão das concepções dos estudantes
– A representação do conhecimento conceptual
– As características estruturais dos mapas conceptuais
– Estratégias de indução de mudança conceptual
– O conhecimento espontâneo e o conhecimento científico
– A validade educativa do modelo da mudança conceptual

5)- CONTRIBUTO PARA A MODELAÇÃO DE UMA TEORIA DO ENSINO DA FÍSICA
– A necessidade de uma teoria de ensino
– A estrutura do conhecimento científico
- Os modelos científicos
- As teorias científicas
- Os modelos e a resolução de problemas
- A representação simbólica do conhecimento
- A dialéctica da mudança conceptual

6)- O ENSINO DA CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NO CURRÍCULO, NOS MANUAIS E NOS MEDIA
- Recursos mediáticos
- Recursos didácticos
- Inserção CTS num currículo tradicional de Ciências
- Estruturação e utilização de recursos
- Incidências CTS em manuais de ciências

7)- O HIATO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM FÍSICA
– Os objectivos do ensino
o Objectivos intelectuais
o O desempenho dos estudantes
– O desenvolvimento curricular
o A abordagem tradicional do ensino
o Novas perspectivas pedagógicas
o A abordagem construtivista
o A investigação como guia do desenvolvimento curricular
o O programa de ensino baseado nas actividades laboratoriais
o Princípios e estratégias do ensino experimental
o A adaptação das estratégias de ensino
- A modificação dos curricula tradicionais
- A investigação e identificação das dificuldades específicas dos alunos
- A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação
o A comparação entre resultados reais e as simulações
o Cuidados no uso do computador no ensino

8)- A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DA FÍSICA
– Noção de problemas
o A pluralidade conceptual da noção de problema
– Competências cognitivas na resolução de problemas
o Modelos cognitivos da resolução de problemas
o Representação de problemas
o Organização do conhecimento
– Recursos metacognitivos
o O desenvolvimento do conceito de metacognição
o A metacognição como um conceito integrador da resolução de problemas

9)- CONDICIONANTES ESPECÍFICAS DO SUCESSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA
– A mecânica newtoniana
o Do estatuto epistemologico ao estatuto curricular
– Dificuldades da mecânica e dificuldades da Física
– Compreensão das dificuldades dos alunos em mecânica

10)- OS ASPECTOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
– Vícios e limitações da didáctica tradicional: a obsessão pelo quantitativo
– A importância da Física qualitativa.

11)- DA AUTOMATIZAÇÃO À CONSCIENCIALIZAÇÃO METACOGNITIVA
– Do conhecimento tácito à explicação de estratégias
– Abordagens sistémicas de resolução de problemas
– Modelo integrador para a resolução de problemas        

bibliografia recomendada


Bibliografia de base


 
Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Programas Homologados.
[ Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Portal da Educação. Download livre em PDF dehttp://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/ <http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/ >   ]

National Science Educational Standards.
[ National Committee on Science Education Standards and Assessment, National Research Council. National Academy Press. Washington, DC. 1996. Free PDF download from http://www.nap.edu/catalog/4962.html <http://www.nap.edu/catalog/4962.html >   ]

Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens.
[ NETO, Antonio J. – Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998 (Ciências da Educação; 19) NETO, Antonio J. ,  "Resolução de problemas em física: conceitos, processos e novas abordagens. "   ]

Bibliografia complementar


  Referências Bibliográficas
[ Lista de artigos publicados em revistas de especialidade. <download>    ]



       


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