fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2005 - 2006 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDÁRIO
DISCIPLINAS
HORÁRIOS
SALAS
MAPA DOCENTE
MAPA EXAMES
      
Fundamentos Fisiológicos da Eng. Biomédica I
EB
2005 . 2006  - 1º semestre
SINOPSE PROGRAMA HORÁRIO AVALIAÇÃO ESPECIFICAÇÃO


programa e bibliografia
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULAS TEÓRICAS

Apresentação; programa da disciplina; bibliografia; avaliação de conhecimentos
I. Elementos de Anatomia Básica:
Estrutura anatómica geral. Cabeça. Coluna vertebral e bacia óssea. Articulações. Ossos, articulações e músculos dos membros. Caixa torácica. Aparelho respiratório. Aparelho cardiocirculatório. Cavidade abdominopélvica. Tubo digestivo e anexos. Aparelho urogenital, feminino e masculino. Sistemas nervoso, central e periférico. Ouvido, globo ocular e pálpebras.
II. Fisiologia Geral. Fisiologia das Membranas, Nervo e Músculo:
Principais órgãos e sistemas de órgãos e funções gerais. Conceito de homeóstase. Organização estrutural das células. Funções de transporte através da membrana plasmática. Propriedades eléctricas de sistemas biológicos. Neurotransmissão. Tipos de tecido muscular. Fisiologia dos músculos esquelético e liso.
III. Fisiologia do Sistema Cardiovascular:
Estrutura do coração, dos grandes vasos arteriais e venosos. Fisiologia do músculo cardíaco. Propriedades específicas do músculo cardíaco. Tecido cardionector e actividade eléctrica do coração. Sístole e diástole e funcionamento valvular. Ciclo cardíaco. Electrocardiograma. Noção de fibrilhação e desfibrilhador cardíaco. Aparelho circulatório. Funções gerais do sistema arterial; pressão arterial e sua regulação. Arteríolas. Circulação venosa. Circulação capilar. Sistema linfático. Regulação cardiocirculatória.
IV. Fisiologia do Sistema Respiratório:
Funções das vias aéreas de condução. Unidades alvéolo-capilares.Ventilação pulmonar. Eventos durante a inspiração e a expiração. Compliance. Surfactante pulmonar. Resistências das vias aéreas. Trocas gasosas (alvéolo-capilar e capilar-células). Pressões de O2 e de CO2 no ar atmosférico e alveolar, no sangue arterial e nos tecidos. Variações regionais do fluxo sanguíneo e da ventilação pulmonares. Transporte de O2 e de CO2 no sangue arterial. Controlo da ventilação. Avaliação da função pulmonar.
V. Células Sanguíneas, Coagulação e Imunidade:
Plasma e elementos celulares do sangue. Hematopoiese. Hemograma, fórmula leucocitária e contagem de plaquetas. Glóbulo vermelho. Plaquetas; hemostase e sistema de anticoagulação
Mecanismos de defesa do corpo. Imunidade inata e adquirida; resposta imune; conceito de antigénio. Resposta primária e secundária ao antigénio. Linfócitos B e T e células NK e suas funções; imunidade humoral e celular. Vacinação e reacções de transfusão.
VI. Aspectos Biofísicos da Circulação e da Respiração:
Sistemas de unidades. Líquidos em sistemas tubulares. Conservação da massa e da energia. Lei de Poiseuille. Resistências hidrodinâmica, periférica total e pulmonar. Viscosidade e tensão de corte. Número de Reynolds. Caudal crítico. Pressão transmural. Tensão superficial. Surfactantes. Generalização da lei de Laplace a membranas elásticas espessas. Lei de Hooke. Módulo de young, módulo de compressibilidade. Aplicação simultânea das leis de Hooke e de Laplace. Raio de equilíbrio. Pressão crítica de colapsamento.
VII. Fisiologia do Sistema Gastro-intestinal:
Organização geral e processos básicos do sistema digestivo. Funções gerais dos diferentes orgãos gastro-intestinais. Organização estrutural básica da parede do tubo digestivo. Características gerais da circulação e da enervação intrínseca. Secreções gastro-intestinais. Características gerais das principais hormonas digestivas e suas acções. Acções das enzimas digestivas. Digestão e absorção intestinal de hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Absorção intestinal de vitaminas, ferro, iões e água. Motilidade digestiva. Regulação das funções gastro-intestinais. Fases do controlo gastro-intestinal. Mastigação, secreção salivar e deglutição. Estômago: secreções, processos digestivos e motilidade.Pâncreas exócrino: secreção de proenzimas/enzimas e de bicarbonato, suas acções e seu controlo. Fígado: principais funções; função da bílis; circulação entero-hepática dos sais biliares; excreção de bilirrubina. Funções da vesícula biliar. Intestino delgado: motilidade, secreções, digestão e absorção. Intestino grosso: motilidade, digestão e absorção. O reflexo da defecação.


AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS E PRÁTICAS
Fisiologia do Músculo. Electromiografia Fisiologia do Nervo. ECG, Pulsos Arteriais e Sons Cardíacos. Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Avaliação da Função Pulmonar. Provas Funcionais Respiratórias.

Bibliografia recomendada
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
. Human Physiology. The Basis of Medicine. Oxford Core Texts
Gillian Pocock and Christopher D. Richards. 2nd edition. Oxford University Press, USA (2004)
. Human Physiology: an integrated approach
Dee Unglaub Silverthorn. 3th edition. Prentice Hall Inc, Upper Saddle River, New Jersey, USA (2003)
. Human Physiology: the mechanisms of body function
Vander, Sherman and Luciano´s. 10th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006)
. Human Physiology
Stuart Ira Fox. 9th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006)

 


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     English    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt