DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Aplicação da Teoria de Grupos à Física - Fc (opt)
Ano letivo: 2002-2003
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).
Specific details
course code | cycle os studies | academic semester | credits ECTS | teaching language |
| 1 | | 7.5 | pt
|
Learning goals
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Syllabus
Funções reais de uma variável real
Limite, continuidade e derivação
Integral definido e aplicações
Integral impróprio
Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares
Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas)
Prerequisites
Matemática 12º Ano
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures | 45 |
theory-practical classes | 45 |
total of teaching hours | 90 |
Assessment
Problem solving | 0<50 % |
Mini tests | 0<50 % |
Assessment Tests | 0<100 % |
Exam | 0<100 % |
Bibliography of reference
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994
Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fund. Calouste Gulbkenkian, 1993.
Teaching method
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.
Resources used