DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Aplicação da Teoria de Grupos à Física - Fc (opt)

Ano letivo: 2002-2003
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
17.5pt


Learning goals
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Syllabus
Funções reais de uma variável real
Limite, continuidade e derivação
Integral definido e aplicações
Integral impróprio

Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares
Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas)
Prerequisites
Matemática 12º Ano
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes45
total of teaching hours90

Assessment
Problem solving0<50 %
Mini tests0<50 %
Assessment Tests0<100 %
Exam0<100 %

Bibliography of reference
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994
Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fund. Calouste Gulbkenkian, 1993.
Teaching method
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.
Resources used