DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Técnicas de Análise de Materiais - EF(opt)

Ano letivo: 2005-2006
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
216pt


Learning goals

Desenvolver uma compreensão da fase da adolescência e o domínio de competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento global dos jovens.
Syllabus

I - O desenvolvimento humano
1. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicossocial complexo.
2. Factores de desenvolvimento e tarefas de desenvolvimento.
II - O desenvolvimento na adolescência
1. A complexidade e a heterogeneidade do desenvolvimento na adolescência.
2. O desenvolvimento na adolescência: principais áreas e tarefas.
3. O desenvolvimento orgânico e psicossexual.
4. O desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem.
5. O desenvolvimento moral e a educação de valores.
6. O desenvolvimento social e as determinantes psicossociológicas.
7. O desenvolvimento da identidade: síntese e consolidação.
III - Alguns aspectos da vivência adolescente
1. O adolescente e a escola.
2. Redes de socialização na adolescência.
3. A educação para a saúde dos jovens.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;
. Competence in interpersonal relations;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Ethical commitment;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence to solve problems;
. Competence in working in interdisciplinary teams;
. Valuing diversity and multiculturalism;
. Adaptability to new situations;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes30
total of teaching hours75

Assessment
Sseminar or study visit10 %
Laboratory or field work10 %
Synthesis work thesis20 %
Exam50 %
Other10 %

Bibliography of reference

Braconnier, A. e Marcelli, D. (2000). As mil faces da adolescência. Lisboa. Climepsi.
Claes, M. (1985). Os problemas da adolescência. Lisboa. Verbo.
Campos, B. (1997) (Cord.). Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens I. Lisboa. Univ. Aberta.
Miranda, G. e Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d'Água.
Flemming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: psicologia da adolescência. Porto. Afrontamento.
Sprinthall, N. e Collins, W. (1994). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG.
Sprinthall, N. e Sprinthall, R. (1993). Psicologia educacional. Lisboa. McGraw-Hill.

Teaching method

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer
através de aulas, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese.
Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre
diversos aspectos da vivência adolescente, numa perspectiva compreensiva e
interventiva. O estudo de casos poderá ser associado à estratégia de simulação.
Serão ainda realizadas visitas de estudo, bem como pequenos trabalhos de
pesquisa em campo ao nível das escolas, envolvendo a análise de projectos de
intervenção relacionados com as temáticas abordadas.

Resources used

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com alunos e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente no sentido da observação e análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas.