DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Psicologia da Adolescência - EFQ

Ano letivo: 2007-2008
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2qqqq216pt


Learning goals

Desenvolver uma compreensão da fase da adolescência e o domínio de competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento global dos jovens.
Syllabus

I - O desenvolvimento humano
1. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicossocial complexo.
2. Factores de desenvolvimento e tarefas de desenvolvimento.
II - O desenvolvimento na adolescência
1. A complexidade e a heterogeneidade do desenvolvimento na adolescência.
2. O desenvolvimento na adolescência: principais áreas e tarefas.
3. O desenvolvimento orgânico e psicossexual.
4. O desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem.
5. O desenvolvimento moral e a educação de valores.
6. O desenvolvimento social e as determinantes psicossociológicas.
7. O desenvolvimento da identidade: síntese e consolidação.
III - Alguns aspectos da vivência adolescente
1. O adolescente e a escola.
2. Redes de socialização na adolescência.
3. A educação para a saúde dos jovens.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;
. Competence in interpersonal relations;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Ethical commitment;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence to solve problems;
. Competence in working in interdisciplinary teams;
. Valuing diversity and multiculturalism;
. Adaptability to new situations;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes30
total of teaching hours75

Assessment
Sseminar or study visit10 %
Laboratory or field work10 %
Synthesis work thesis20 %
Exam50 %
Other10 %

Bibliography of reference

Braconnier, A. e Marcelli, D. (2000). As mil faces da adolescência. Lisboa. Climepsi.
Claes, M. (1985). Os problemas da adolescência. Lisboa. Verbo.
Campos, B. (1997) (Cord.). Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens I. Lisboa. Univ. Aberta.
Miranda, G. e Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d'Água.
Flemming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: psicologia da adolescência. Porto. Afrontamento.
Sprinthall, N. e Collins, W. (1994). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG.
Sprinthall, N. e Sprinthall, R. (1993). Psicologia educacional. Lisboa. McGraw-Hill.

Teaching method

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer
através de aulas, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese.
Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre
diversos aspectos da vivência adolescente, numa perspectiva compreensiva e
interventiva. O estudo de casos poderá ser associado à estratégia de simulação.
Serão ainda realizadas visitas de estudo, bem como pequenos trabalhos de
pesquisa em campo ao nível das escolas, envolvendo a análise de projectos de
intervenção relacionados com as temáticas abordadas.

Resources used

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com alunos e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente no sentido da observação e análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas.