DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física II - EB

Ano letivo: 2008-2009
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1002962126pt


Learning goals

- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a engenharia biomédica. Analisar, sintetizar e processar informação.

- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a engenharia biomédica.

- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área das ciências da engenharia, em particular, e da ciência e da tecnologia, em geral.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Syllabus
ONDAS
Ondas progressivas e estacionárias.
Ondas transversais e longitudinais.
Reflexão, refracção e absorção.
Ondas sonoras; sons e ultra-sons.
Efeito Doppler.

ELECTROMAGNETISMO
Carga eléctrica e lei de Coulomb.
Campo eléctrico e potencial eléctrico.
Condutores, isoladores e dieléctricos.
Corrente eléctrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua.
Condensadores e circuitos RC.
Bioelectricidade: fenómenos eléctricos nas células; resistência e capacidade membranares.
Campo magnético. Fontes de campo magnético. Indução eléctrica e magnética.
Indutores e circuitos RLC.

ÓPTICA
Princípios e leis da óptica geométrica
Espelhos e lentes ideais
Aberrações
Natureza ondulatória da luz: espectro electromagnético
Interferência, difracção e polarização
Lasers: noções básicas

FÍSICA MODERNA
Princípio de Huygens. Interferência e experiência de Young.
Difracção por uma fenda.
Radiação do corpo negro. Lei de Wien.
Explicação de Planck da emissão de um corpo negro
Efeito fotoeléctrico. Explicação de Einstein do efeito fotoeléctrico
Efeito Compton
Relação de De Broglie. Dualidade partícula-onda
Lasers: noções básicas


Prerequisites


Física Geral I


Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in information management;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
total of teaching hours75

Assessment
Exam100 %

Bibliography of reference

H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)



Teaching method



Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia biomédica. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.






Resources used