DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Fundamentos de Fisiologia II - EB

Ano letivo: 2010-2011
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1003683126pt


Learning goals

- Adquirir as bases do funcionamento de diversos órgãos e tecidos e a sua integração num todo, o organismo humano.

- Adquirir conhecimentos sobre electrofisiologia do sistema nervoso e electroencefalografia e também sobre a avaliação da função renal e a determinação da concentração de hormonas.

- Desenvolver a capacidade de elaborar trabalhos de síntese e de os apresentar (apresentação oral e escrita)

Syllabus

1) Fisiologia do Sistema Urinário. Equilíbrio Ácido-Base
2) Fisiologia do Sistema Nervoso
3) Fisiologia dos Orgãos dos Sentidos
4) Fisiologia do Sistema Endócrino
5) Fisiologia da Reprodução

Prerequisites
Anatomia e Histologia
Biologia Celular e Molecular
Bioquímica
Generic skills to reach
. Competence to solve problems;
. Competence in working in interdisciplinary teams;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Self-criticism and self-evaluation;
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Ethical commitment;
. Quality concerns;
. Research skills;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes14
seminar4
total of teaching hours63

Assessment
Exam80 %
Other20 %

Bibliography of reference
- Human Physiology. The Basis of Medicine. Oxford Core Texts
Gillian Pocock and Christopher D. Richards. 3nd edition. Oxford University Press, USA (2006)
- Human Physiology: an integrated approach
Dee Unglaub Silverthorn. 4th edition. Pearson, Benjamin Cummings, San Francisco CA, USA (2007)
- Human Physiology: the mechanisms of body function
Vander, Sherman and Luciano´s. 10th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006)
- Human Physiology
Stuart Ira Fox. 9th edition. The McGraw-Hill Companies Inc, New York, USA (2006)
Teaching method
1)métodos centrados no professor: expositivo e demonstrativo.
2)métodos centrados no aluno e métodos interactivos: aprendizagem assistida por computador.
3)métodos baseados na experiência: simulação computorizada de experiências; execução de manobras e técnicas de avaliação de uma determinada função e interpretação dos resultados (Biopac Student Lab).

Resources used

Laboratório: Estudo da Fisiologia do Sistema Urinário e Avaliação da Função Renal. Electrofisiologia do SNC e Electroencefalografia. Determinação da Concentração de Hormonas (demonstração) e Medição da Glicemia.