DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Bases de Dados e Análise de Informação - EB

Ano letivo: 2012-2013
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2007957116pt


Learning goals
Esta unidade curricular constitui em primeiro lugar um curso básico de bases de dados. As bases de dados são um componente essencial dos sistemas de informáticos, constituindo a base da maioria das aplicações de informática nas organizações. Para além dos fundamentos de bases de dados relacionais, incluindo modelo relacional, normalização, operações relacionais, linguagem SQL, transacções e controlo de concorrência, indexação, etc, a unidade curricular também pretende operacionalizar estes conceitos através da análise, concepção e construção prática de bases de dados em ambiente cliente-servidor.

Hoje em dia, o conhecimento representa uma mais valia para as organizações, com o qual podem inovar e aumentar a produtividade. A obtenção desse conhecimento a partir dos dados armazenados em bases de dados não é um processo simples. No entanto, a análise desses dados torna-se cada vez mais uma obrigatoriedade para uma gestão moderna e competitiva. É também objectivo desta unidade curricular a atribuição de competências aos alunos na área de análise da informação.

Syllabus
1. Bases de dados
1.1. Modelo relacional
1.2. Modelação de dados: diagramas ER
1.3. Operações relacionais e SQL
1.4. Aspectos gerais de armazenamento de dados
1.5. Transacções e controlo de concorrência
1.6. Programação em ambiente relacional

2. Análise da informação
2.1. Limpeza e pré-processamento de dados
2.2. Redução e transformação de dados
2.3. Algoritmos para análise de dados
2.4. Modelos para representação de conhecimento

Prerequisites
Programação básica

Generic skills to reach
. Computer Skills for the scope of the study;
. Competence in information management;
. Competence to solve problems;
. Competence for working in group;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in organization and planning;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
laboratory classes40
tutorial guidance5
total of teaching hours75

Assessment
Problem solving25 %
Project50 %
Exam25 %

Bibliography of reference
Hector Garcia-Molina, Jeffrey D. Ullman, Jennifer D. Widom, Database Systems: The Complete Book, Prentice Hall, 2001

R. Ramakrishnan, Johannes Gehrke, Database Management Systems, McGraw Hill, 2002

Alex Berson, Stephen J. Smith, Data Warehousing, Data Mining, and OLAP, Computing Mcgraw-Hill, 1997

Teaching method
A disciplina centra-se em torno de duas actividades principais: as aulas de contacto e um projecto a desenvolver ao longo do semestre. A ideia central é que os alunos aprendam através do desenvolvimento de trabalho em equipa.

Nas aulas teóricas (T) é exposta e discutida a matéria, tendo como principal objectivo a transmissão de conhecimento e orientação do estudo.

As aulas práticas laboratoriais (PL) visam realizar um conjunto de exercícios práticos de modo a consolidar as matérias leccionadas nas aulas teóricas. Estas aulas têm também como objectivo apoiar o trabalho realizado pelos alunos extra-aula no desenvolvimento do projecto.

O projecto pretende dotar os estudantes das competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações centradas em bases de dados e análise da informação.

Resources used
PCs com:
- Sistemas de gestão de bases de dados Oracle e PostgreSQL
- JAVA Development Toolkit
- Software Weka