DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Neurobiologia I - EB

Ano letivo: 2007-2008
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2003550116pt


Learning goals
O cérebro controla a actividade do corpo humano, a nível físico e comportamental. O sistema nervoso, no qual se inclui o cérebro, é composto por neurónios, que comunicam através de sinais, possibilitando o processo de aprendizagem e a formação da memória. Apesar de todo o conhecimento gerado no século passado, devido à reduzida acessibilidade, o nosso cérebro é ainda um enigma em muitos aspectos. Nesta perspectiva, é importante aprofundar o conhecimento sobre os processos básicos de funcionamento das células que constituem o sistema nervoso.
Assim, esta disciplina do perfil em Neurociências pretende dar formação específica fundamental acerca do modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam, servindo de base para as outras disciplinas deste perfil.

Syllabus
1. Características do sistema nervoso:
- O sistema nervoso central (principais áreas cerebrais) e periférico
- As células do sistema nervoso (neurónios, astrócitos, oligodendrócitos e microglia)
- O paradigma da retina
2. O processo de neurotransmissão:
- Excitabilidade neuronal e fluxo iónico
- Importância da mielinização na condução do impulso nervoso
- Mecanismos de exocitose as proteínas sinápticas
- Transporte axonal importância do citosqueleto
3. Sinalização intercelular e intracelular
A) Principais tipos de neurotransmissores, respectivos receptores membranares e vias de sinalização:
- Acetilcolina
- Dopamina e noradrenalina
- Serotonina (5-HT)
- Glutamato
- GABA
- Glicina
- Histamina
- Opióides
B) Principais neuromoduladores, neurotransmissores não-convencionais e respectivos receptores membranares e vias de sinalização:
- O sistema purinérgico: Adenosina e ATP
- Neuropeptídeos: Substância P, Neurotensina e Neuropeptídeo Y
- Monóxido de azoto e monóxido de carbono
- Factores neurotróficos (BDNF, NGF, GDNF, CNTF) e principais factores de transcrição
C) Sistema neuroendócrino e o hipotálamo
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Competence for working in group;
. Critical thinking;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Competence in organization and planning;
. Knowledge of a foreign language;
. Competence in autonomous learning;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes15
seminar2
total of teaching hours62

Assessment
Sseminar or study visit10 %
Assessment Tests75 %
Other15 %

Bibliography of reference
- Siegel GJ, Albers RW, Brady S, Price DL (2005) Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspects, Elsevier, 7th edition.
- Purves D, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Katz LC, LaMantia A-S, McNamara JO, Williams SM (2001) Neuroscience, Sinauer Associates Inc., 2nd edition.

Teaching method
Nas aulas teóricas (3 horas/semana) leccionar-se-ão os conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia e composição do sistema nervoso. Para além disso, dar-se-á formação específica fundamental acerca do modo como o sistema nervoso central e periférico funcionam e como integram os sinais intra- e extracelulares. Estas aulas visam aprofundar os mecanismos biológicos e moleculares das células que constituem o sistema nervoso, estimulando a compreensão e a integração dos conhecimentos adquiridos.
Nas aulas teórico-prácticas (1 hora/semana), os alunos farão a apresentação oral de trabalhos científicos actualizados publicados em revistas internacionais especializadas sobre os principais temas leccionados nas aulas teóricas, permitindo desta forma consolidar os conhecimentos adquiridos, que servirão de base para outras disciplinas deste perfil.
No seminário (1 seminário de 2 horas/semestre), os alunos terão a oportunidade de ouvir palestrantes convidados conceituados nas suas áreas de investigação. Pretende-se que os alunos participem activamente nestes seminários através de apresentações curtas de um trabalho de grupo sobre o(s) tema(s) do seminário e que coloquem questões aos palestrantes convidados. De modo a que os alunos tirem o máximo proveito do seminário, as apresentações e as questões serão previamente discutidas com o responsável da disciplina.

Resources used
Acesso a internet.