DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Elementos de Electrónica - Fe

Ano letivo: 2002-2003
Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
16pt


Learning goals
Importância principal:
Capacidade para resolver problemas
Cultura geral em Física
Competências matemáticas para resolver problemas
Importância secundária:
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Compreensão teórica dos fenómenos físicos
Cultura geral aprofundada em Física
Syllabus
1.Osciladores harmónicos, amortecidos e forçados; atractores periódicos e caóticos
2.Atractores pontuais em sistemas autónomos
3.Ciclos limite em sistemas autónomos
4.Atractores periódicos em osciladores forçados; o mapa de Poincaré
5.Atractores caóticos em osciladores forçados
6.Estabilidade e bifurcações; estabilidade de Liapunov
7.Comportamento caótico de mapas uni e bidimensionais; o mapa de Hénon
8.O sistema de Lorenz
9.Teorema de Kolmogorov-Arnold-Moser
10.Complexidade e emergência
11.Aplicações à Física
Prerequisites

1.Análise Matemática I, II, III
2.Álgebra Linear e Geometria Analítica
3.Computadores e Programação
4.Mecânica Clássica I
Generic skills to reach
. Computer Skills for the scope of the study;
. Competence to solve problems;
. Competence in autonomous learning;
. Adaptability to new situations;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in oral and written communication;
. Critical thinking;
. Creativity;
. Initiative and entrepreneurial spirit;
. Quality concerns;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes15
total of teaching hours60

Assessment
Problem solving100 %

Bibliography of reference
Classical Mechanics, 3rd edition, H. Goldstein, C. Poole, and J. Safko (Addison Wesley, San Francisco, 2002)
Classical Dynamics: a contemporary approach, J. V. José and E. J. Saletan (Cambridge University Press, Cambridge, 1998)
Nonlinear Dynamics and Chaos, J. M. T. Thompson and H. B. Stewart (John Wiley & Sons, Chichester, 2002)
Teaching method
Os objectivos fundamentais desta disciplina são os indicados com 1 nos descritores de Dublin atrás referidos. A estratégia adoptada passa pela exposição teórica breve de um conjunto bastante alargado de tópicos e por um sistema de avaliação assente apenas na realização de pequenos trabalhos de projecto e respectivos relatórios. Estes trabalhos permitirão que o aluno estudo em profundidade alguns dos sistemas descritos nas aulas teóricas. Sugere-se que o aluno apresente 4 trabalhos, tendo os dois primeiros uma duração de 2 semanas (tempo dado ao aluno para realizar o trabalho, medido a partir do dia em que são distribuídos os enunciados) e os últimos dois uma duração de 4 semanas. Estes trabalhos permitem que o aluno desenvolva as suas capacidades de investigação e de trabalho individual na resolução de problemas avançados.
Resources used
Laboratório de Computação Avançada