DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Física I - EQ

Ano letivo: 2010-2011
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
1003112116pt


Learning goals

- Reconhecer e utilizar conceitos e princípios básicos da Física, estimulando a sua ligação ao estudo dos sistemas com interesse para a Engenharia Química. Analisar, sintetizar e processar informação.

- Saber utilizar as metodologias e as técnicas adequadas em Física, aplicando-as em situações e em sistemas com interesse para a Engenharia Química.

- Reconhecer a importância da física na interpretação e explicação de fenómenos da área da ciência e da tecnologia.

- Preparar, processar, interpretar e comunicar informação física, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e as ferramentas apropriadas.

Syllabus
1. MECÂNICA DA PARTÍCULA E DE SISTEMAS
1.1 Leis de Newton
1.2 Forças de atrito
1.3 Forças conservativas e energia potencial
1.4 Conservação da energia mecânica
1.5 Conservação da energia na presença de forças não conservativas
1.6 Aplicações da Mecânica em sistemas biológicos
1.7 Centro de massa e conservação do momento linear
1.8 Conservação do momento angular

2. MECÂNICA DOS FLUIDOS
2.1 Noções e princípios fundamentais de hidroestática
2.2 Dinâmica de fluidos não viscosos. Equação de Bernoulli aplicações em biosistemas.
2.3 Fluidos viscosos e lei de Stokes aplicações em biosistemas.

3. OSCILAÇÕES
3.1 Movimento harmónico simples (MHS)
3.2 Sobreposição de dois MHS
3.3 Oscilações amortecidas
3.4 Oscilações forçadas e ressonância

4. ONDAS
4.1 Ondas progressivas e estacionárias.
4.2 Ondas transversais e longitudinais.
4.3 Reflexão, refracção e absorção.
4.4 Ondas sonoras; sons e ultra-sons.
4.5 Efeito Doppler.

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in information management;
. Adaptability to new situations;
. Creativity;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
total of teaching hours75

Assessment
Exam100 %

Bibliography of reference

H. Benson, University Physics, John Wiley & Sons, Revised edition, New York (1995)
D. C. Giancoli, Physics for Scientists and Engineers, 3rd ed., Prentice Hall, New York (2000)
D. Halliday e R. Resnick, Fundamentos de Física, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
D. Halliday, R. Resnick e K.S. Krane, Physics, 5th Ed.
J.W. Kane, M.M. Sternheim, Physics, 3rd ed. John Wiley & Sons, New York (1988)
J.B. Marion e W.F. Hornyak, General Physics with Bioscience Essays, John Wiley & Sons, 2nd Ed., New York (1985)
F. Sears, M.W. Zemansky e H.D. Young, Física, 2ª ed., Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro (1985)
P.A. Tipler, Física para cientistas e engenheiros, 3ª ed., Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro (1994)



Teaching method



Ensino expositivo com referências constantes aos sistemas físicos cuja descrição mais possa interessar aos alunos de engenharia química. Será enfatizada a referência a situações do dia a dia que podem ser explicadas recorrendo aos conceitos da física que se aprendem na disciplina. Procurar-se-á desta forma ilustrar a utilidade e a importância da física como disciplina estruturante em cursos de ciências e de tecnologias.






Resources used