DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

Teorias e Modelos de Ensino e Aprendizagem das Ciências - EC3

Ano letivo: 2009-2010
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
3004550316pt


Learning goals
Conhecer as principais tendências psicopedagógicas no ensino das ciências
Compreender as implicações decorrentes das principais teorias da aprendizagem para o ensino das ciências
Saber aplicar diferentes métodos de ensino das ciências

Syllabus
Introdução
1. Teorias socioconstrutivistas e ensino das ciências
1.1. Princípios socioconstrutivistas: a construção do conhecimento, a contextualização e a complexidade, a natureza social da aprendizagem
1.2. Implicações educativas: os métodos da descoberta e da investigação, a aprendizagem a partir da resolução de problemas, os métodos de grupo e cooperativos
2. Teorias cognitivistas e ensino das ciências
2.1. A arquitectura cognitiva dos processos envolvidos na aprendizagem das ciências Características e limitações da memória de trabalho
2.2. A aquisição e a recuperação dos conhecimentos científicos
2.3. Implicações educativas
2.3.1. A instrução directa
2.3.2. O treino
2.3.3. A análise cognitiva de tarefas
3. Exemplos específicos de aplicação ao Ensino e Aprendizagem das Ciências

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in organization and planning;
. Ethical commitment;
. Competence in autonomous learning;
. Research skills;
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Quality concerns;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures15
theory-practical classes15
total of teaching hours30

Assessment
Problem solving25 %
Project25 %
Exam50 %

Bibliography of reference
- American Association for Advancement of Science (1993). Bencharmks for science literacy. New York: Oxford University Press.
- Anderson, J. R., & Schunn, C. (2000). Implications of the ACT-R learning theory: No magic bullets. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology. Educational design and cognitive science (pp.1-33). Mahwah: Lawrence Erlbaum.
- Festas, I., (no prelo). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Coimbra: Almedina.
-Klahr, D., & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of direct instruction and discovery learning. Psychological Science, 15, 661-667.
- Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
- Santrock, J. (2006). Psicología de la educación (2ª ed.; Trad. Espanhola). México: McGraw-Hill.

Teaching method
Método expositivo
Trabalho centrado no aluno (individual ou em grupo)
Trabalho centrado em materiais (documentos, textos, etc.)

Resources used