DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

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Ano letivo: 2011-2012
Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
26pt


Learning goals
É objectivo desta disciplina introduzir conhecimentos matemáticos básicos que preparam o aluno para modelar comportamentos padrão de fenómenos aleatórios que surgem em contextos de Engenharia ou Ciência, contribuindo para uma formação matemática capaz de descrever, analisar e interpretar situações reais através de modelos matemáticos não deterministas. A correcta utilização de métodos estatísticos, em casos concretos, bem como a interpretação rigorosa dos resultados necessitam de uma formação teórica de base, quer em Probabilidades quer em Estatística, para a qual esta disciplina contribui.
É também objectivo preparar os estudantes para aplicação prática dos métodos e conceitos a situações reais da Engenharia ou Ciência e que envolvam a estimação de parâmetros de um modelo, testar da sua adequação e obter explicações que permitam interpretar, prever e decidir sobre os fenómenos em estudo.
Syllabus
1. Probabilidades
Introdução: experiência aleatória, espaço dos resultados, acontecimentos. Definição de Probabilidade. Probabilidade condicionada. Independência de acontecimentos. Variáveis aleatórias e distribuições. Variáveis aleatórias reais discretas e contínuas. Momentos simples e centrados. Parâmetros de ordem. Teorema do limite central e aplicações.
2. Estimação Paramétrica. Introdução à estatística inferencial. Estimação pontual: estimadores, classes de estimadores, propriedades da média e da variância empíricas, métodos de estimação pontual. Estimação intervalar: método da variável fulcral. Aplicações: intervalos de confiança para a média de uma população, intervalos de confiança para a variância de uma população gaussiana e intervalos de confiança para uma proporção.
3. Testes de Hipóteses
Generalidades. Testes de ajustamento do Qui-quadrado. Testes paramétricos. Aplicações.
4. Regressão Linear Simples
Prerequisites
Generic skills to reach
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
theory-practical classes30
tutorial guidance5
other activities10
total of teaching hours90

Assessment
Mini tests50 %
Assessment Tests50 %
Exam100 %

Bibliography of reference
Gonçalves, E., E. Nogueira, A.C. Rosa, Noções de Probabilidades e Estatística
Ref: 2009, Departamento de Matemática, FCTUC (disponível na página da unidade curricular, em Material de Apoio).
Murteira, B., C.S. Ribeiro, J.A. Silva, C. Pimenta, Introdução à Estatística
Ref: 2007, 2ª edição, McGraw-Hill.
Teaching method
Existem 2 modalidades de avaliação de conhecimentos nesta disciplina: avaliação contínua e avaliação por exame final.
1ª MODALIDADE - avaliação contínua
Esta modalidade pressupõe a presença em pelo menos 75% das aulas (o número de aulas depende da turma em que o aluno está inscrito e é fixado pelo docente dessa turma) e a realização de 2 frequências. Inclui ainda a realização de 3 mini-testes.
Os mini-testes serão realizados durante as aulas, terão a duração de 20 minutos valendo, no total, 20 valores. Para o cálculo da nota final, N, são contabilizadas a soma das notas dos 3 mini-testes, S, e a média aritmética, F, das notas das duas frequências, do seguinte modo:
N = máximo (F, 0.25 S + 0.75 F).
O aluno obterá aprovação na disciplina, segundo esta modalidade, se obtiver, na 2ª frequência, nota superior ou igual a 6 e se N for superior ou igual a 9.5 valores.
2ª MODALIDADE - avaliação por exame final
Resources used