|
Aplicação da Teoria de Grupos à Física
Fc(opt) 2004 . 2005 - º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Syllabus
Funções reais de uma variável real
Limite, continuidade e derivação Integral definido e aplicações Integral impróprio Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas) Prerequisites
Matemática 12º Ano
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994 Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fund. Calouste Gulbkenkian, 1993. Teaching method
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Resources used
|