|
Superfluidez, Supercondutividade e Magnetismo
F 2009 . 2010 - 2º semestre
Specification sheet Specific details
*) N.B. if there are students who do not speak Portuguese the language is English.
Learning goals
Importância central:
Conhecimentos aprofundados de física (superfluidez, supercondutividade, magnetismo e suas aplicações tecnológicas) Compreensão teórica dos fenómenos físicos (incluindo a descrição quântica destas propriedades da matéria) Modelação e resolução de problemas específicos da área em questão Importância secundária: Capacidade de actualização Capacidade para procurar e utilizar bibliografia Estar familiarizado com as fronteiras de investigação Syllabus
Condensados de Bose-Einstein Superfluidez Fluidos clássicos e quânticos. Superfluidez do He II Quantização do fluxo e vórtices Supercondutividade Introdução histórica; comportamento básico (eléctrico, magnético e termodinâmico) Supercondutividade do tipo I e II Modelo dos London Modelo de Ginzburg-Landau Teoria BCS da supercondutividade Supercondutividade e e superfluidez não convencionais (*) Magnetismo Magnetismo em átomos isolados: diamagnetismo, paramagnetismo, regras de Hundt Campo cristalino Interacções magnéticas: interacção magnética dipolar, interacção de troca Ordem em estruturas magnéticas: ferromagnetismo, antiferromagnetismo e ferrmagnetismo. Modelo de Weiss. Domínios magnéticos Magnetismo nos metais: paramagnetismo de Pauli e diamagnetismo de Landau Efeito de Kondo e modelo de Hubbard (*) Excitações magnéticas Prerequisites
Física da Matéria Condensada ( ao nível de 1º ciclo), Transições de Fase e Teoria de Grupos Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence in information management; . Competence to communicate with people who are not experts in the field; . Adaptability to new situations; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Superconductivity, superfluids and condensates, J.F. Annett, Oxford Univ. Press (2004) Magnetism in Condensed Matter, S. Blundell, Oxford. Univ. Press (2001). Teaching method
Alguns dos tópicos serão abordados de forma expositiva, outros serão propostos ao estudante para desenvolvimento autónomo, após uma breve introdução nas aulas. Os alunos farão um conjunto de trabalhos laboratoriais na área. Os alunos deverão consultar bibliografia especializada sobre alguns dos tópicos cobertos pelo programa. Resources used
Laboratório de Física da Matéria Condensada
|