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Superfluidez, Supercondutividade e Magnetismo
F
2012 . 2013  - 2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2003375226pt *)

*) N.B.  if there are students who do not speak Portuguese the language is English.

Learning goals
Importância central:

Conhecimentos aprofundados de física (superfluidez, supercondutividade, magnetismo e suas aplicações tecnológicas)
Compreensão teórica dos fenómenos físicos (incluindo a descrição quântica destas propriedades da matéria)
Modelação e resolução de problemas específicos da área em questão

Importância secundária:

Capacidade de actualização
Capacidade para procurar e utilizar bibliografia
Estar familiarizado com as fronteiras de investigação
Syllabus

Condensados de Bose-Einstein
Superfluidez
Fluidos clássicos e quânticos.
Superfluidez do He II
Quantização do fluxo e vórtices
Supercondutividade
Introdução histórica; comportamento básico (eléctrico, magnético e termodinâmico)
Supercondutividade do tipo I e II
Modelo dos London
Modelo de Ginzburg-Landau
Teoria BCS da supercondutividade
Supercondutividade e e superfluidez não convencionais (*)
Magnetismo
Magnetismo em átomos isolados: diamagnetismo, paramagnetismo, regras de Hundt
Campo cristalino
Interacções magnéticas: interacção magnética dipolar, interacção de troca
Ordem em estruturas magnéticas: ferromagnetismo, antiferromagnetismo e ferrmagnetismo. Modelo de Weiss.
Domínios magnéticos
Magnetismo nos metais: paramagnetismo de Pauli e diamagnetismo de Landau
Efeito de Kondo e modelo de Hubbard (*)
Excitações magnéticas
Prerequisites

Física da Matéria Condensada ( ao nível de 1º ciclo), Transições de Fase e Teoria de Grupos
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in autonomous learning;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence in organization and planning;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in information management;
. Competence to communicate with people who are not experts in the field;
. Adaptability to new situations;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
laboratory classes30
total of teaching hours60

Assessment
Laboratory or field work20 %
Problem solving20 %
Exam60 %

Bibliography of reference

Superconductivity, superfluids and condensates, J.F. Annett, Oxford Univ. Press (2004)
Magnetism in Condensed Matter, S. Blundell, Oxford. Univ. Press (2001).
Teaching method

Alguns dos tópicos serão abordados de forma expositiva, outros serão propostos ao estudante para desenvolvimento autónomo, após uma breve introdução nas aulas.

Os alunos farão um conjunto de trabalhos laboratoriais na área.

Os alunos deverão consultar bibliografia especializada sobre alguns dos tópicos cobertos pelo programa.
Resources used
Laboratório de Física da Matéria Condensada
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