|
Técnicas de Análise de Materiais
EF(opt) 2005 . 2006 - 1º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Desenvolver uma compreensão da fase da adolescência e o domínio de competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento global dos jovens. Syllabus
I - O desenvolvimento humano 1. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicossocial complexo. 2. Factores de desenvolvimento e tarefas de desenvolvimento. II - O desenvolvimento na adolescência 1. A complexidade e a heterogeneidade do desenvolvimento na adolescência. 2. O desenvolvimento na adolescência: principais áreas e tarefas. 3. O desenvolvimento orgânico e psicossexual. 4. O desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. 5. O desenvolvimento moral e a educação de valores. 6. O desenvolvimento social e as determinantes psicossociológicas. 7. O desenvolvimento da identidade: síntese e consolidação. III - Alguns aspectos da vivência adolescente 1. O adolescente e a escola. 2. Redes de socialização na adolescência. 3. A educação para a saúde dos jovens. Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;. Competence in interpersonal relations; . Competence in understanding the language of other specialists; . Ethical commitment; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence to solve problems; . Competence in working in interdisciplinary teams; . Valuing diversity and multiculturalism; . Adaptability to new situations; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Braconnier, A. e Marcelli, D. (2000). As mil faces da adolescência. Lisboa. Climepsi. Claes, M. (1985). Os problemas da adolescência. Lisboa. Verbo. Campos, B. (1997) (Cord.). Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens I. Lisboa. Univ. Aberta. Miranda, G. e Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d'Água. Flemming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: psicologia da adolescência. Porto. Afrontamento. Sprinthall, N. e Collins, W. (1994). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG. Sprinthall, N. e Sprinthall, R. (1993). Psicologia educacional. Lisboa. McGraw-Hill. Teaching method
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre diversos aspectos da vivência adolescente, numa perspectiva compreensiva e interventiva. O estudo de casos poderá ser associado à estratégia de simulação. Serão ainda realizadas visitas de estudo, bem como pequenos trabalhos de pesquisa em campo ao nível das escolas, envolvendo a análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas. Resources used
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com alunos e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente no sentido da observação e análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas. |