fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   course specifications
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2011 - 2012 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
Psicologia da Adolescência
EFQ
2011 . 2012  - 1º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2002365216pt


Learning goals

Desenvolver uma compreensão da fase da adolescência e o domínio de competências que facilitem o estabelecimento da relação educativa e a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento global dos jovens.
Syllabus

I - O desenvolvimento humano
1. O desenvolvimento humano como um fenómeno biopsicossocial complexo.
2. Factores de desenvolvimento e tarefas de desenvolvimento.
II - O desenvolvimento na adolescência
1. A complexidade e a heterogeneidade do desenvolvimento na adolescência.
2. O desenvolvimento na adolescência: principais áreas e tarefas.
3. O desenvolvimento orgânico e psicossexual.
4. O desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem.
5. O desenvolvimento moral e a educação de valores.
6. O desenvolvimento social e as determinantes psicossociológicas.
7. O desenvolvimento da identidade: síntese e consolidação.
III - Alguns aspectos da vivência adolescente
1. O adolescente e a escola.
2. Redes de socialização na adolescência.
3. A educação para a saúde dos jovens.
Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;
. Competence in interpersonal relations;
. Competence in understanding the language of other specialists;
. Ethical commitment;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence to solve problems;
. Competence in working in interdisciplinary teams;
. Valuing diversity and multiculturalism;
. Adaptability to new situations;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes30
total of teaching hours75

Assessment
Sseminar or study visit10 %
Laboratory or field work10 %
Synthesis work thesis20 %
Exam50 %
Other10 %

Bibliography of reference

Braconnier, A. e Marcelli, D. (2000). As mil faces da adolescência. Lisboa. Climepsi.
Claes, M. (1985). Os problemas da adolescência. Lisboa. Verbo.
Campos, B. (1997) (Cord.). Psicologia do desenvolvimento e educação dos jovens I. Lisboa. Univ. Aberta.
Miranda, G. e Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d'Água.
Flemming, M. (2005). Entre o medo e o desejo de crescer: psicologia da adolescência. Porto. Afrontamento.
Sprinthall, N. e Collins, W. (1994). Psicologia do adolescente. Lisboa. FCG.
Sprinthall, N. e Sprinthall, R. (1993). Psicologia educacional. Lisboa. McGraw-Hill.

Teaching method

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, quer
através de aulas, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese.
Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre
diversos aspectos da vivência adolescente, numa perspectiva compreensiva e
interventiva. O estudo de casos poderá ser associado à estratégia de simulação.
Serão ainda realizadas visitas de estudo, bem como pequenos trabalhos de
pesquisa em campo ao nível das escolas, envolvendo a análise de projectos de
intervenção relacionados com as temáticas abordadas.

Resources used

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com alunos e outros intervenientes no processo educativo, nomeadamente no sentido da observação e análise de projectos de intervenção relacionados com as temáticas abordadas.

print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt