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2003 . 2004 - 2º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores. Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida. Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo no nível macro do sistema educativo. Syllabus
I - Concepções de educação e de ensino 1. Evolução das ideias em educação 2. Educação tradicional, educação nova, educação pós-moderna 3. Concepções pessoais de ensino II - O sistema educativo português 1. Breve evolução histórica do sistema educativo português: da Lei nº 46/86 às principais reformas 2. Reorganização curricular do ensino básico e secundário: princípios e práticas 3. O conceito e a prática das competências 4. Novas áreas curriculares: estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica 5. Insucesso escolar: resultados internacionais e nacionais e projectos de ensino da matemática e das ciências III - A escola: aspectos organizacionais e interpessoais 1. O funcionamento da escola como organização: organograma, estruturas de funcionamento e respectivas funções 2. O clima escolar e a dinâmica da comunidade educativa Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence in oral and written communication; . Competence in interpersonal relations; . Ethical commitment; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence to solve problems; . Competence in working in interdisciplinary teams; . Valuing diversity and multiculturalism; . Adaptability to new situations; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA. Legislação essencial para o professor (4ª edição, 2005). Porto. Porto Editora. Lisboa. Ministério da Educação. Colecção Falar Educação. Magalhães, A. e Alçada, I.(2002). Saiba o indispensável sobre?as escolas portuguesas hoje. Como se administram? Lisboa. ME. Nogueira, C. e Silva, I. (2003). Cidadania. Construção de novas práticas no contexto educativo. Lisboa. Asa. Teixeira, M. (2002). O professor e a escola. Perspectivas organizacionais. Lisboa McGrawHill. Teaching method
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de actividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de Introdução à Realidade Escolar I, incidem sobretudo no nível macro do sistema educativo. Para melhor concretizar estes objectivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a FCTUC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre aspectos da dinâmica da aula, numa perspectiva compreensiva e interventiva e com recurso à estratégia da simulação. Resources used
Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades. |