fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   course specifications
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2003 - 2004 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
2003 . 2004  - 2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
223pt


Learning goals

Integrar saberes com vista ao desenvolvimento profissional dos futuros professores. Desenvolver uma grelha de análise das situações educativas que sustente uma prática docente fundamentada e reflectida.
Consciencializar a complexidade da função docente e das situações educativas, incidindo sobretudo no nível macro do sistema educativo.

Syllabus

I - Concepções de educação e de ensino
1. Evolução das ideias em educação
2. Educação tradicional, educação nova, educação pós-moderna
3. Concepções pessoais de ensino
II - O sistema educativo português
1. Breve evolução histórica do sistema educativo português: da Lei nº 46/86 às principais reformas
2. Reorganização curricular do ensino básico e secundário: princípios e práticas
3. O conceito e a prática das competências
4. Novas áreas curriculares: estudo acompanhado, área de projecto e formação cívica
5. Insucesso escolar: resultados internacionais e nacionais e projectos de ensino da matemática e das ciências

III - A escola: aspectos organizacionais e interpessoais
1. O funcionamento da escola como organização: organograma, estruturas de funcionamento e respectivas funções
2. O clima escolar e a dinâmica da comunidade educativa

Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;
. Competence in oral and written communication;
. Competence in interpersonal relations;
. Ethical commitment;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Competence to solve problems;
. Competence in working in interdisciplinary teams;
. Valuing diversity and multiculturalism;
. Adaptability to new situations;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures30
total of teaching hours30

Assessment
Sseminar or study visit15 %
Laboratory or field work15 %
Synthesis work thesis10 %
Exam50 %
Other10 %

Bibliography of reference

Arends, R (2001). Aprender a ensinar. Lisboa. McGrawHill
Carbonell, J. (Ed.) (2003). Pedagogias do Século XX. Porto Alegre. Artmed
Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Delors, J. (1996). A educação ou a utopia necessária. In Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir. Lisboa. ASA.
Legislação essencial para o professor (4ª edição, 2005). Porto. Porto Editora.
Lisboa. Ministério da Educação. Colecção Falar Educação.
Magalhães, A. e Alçada, I.(2002). Saiba o indispensável sobre?as escolas portuguesas hoje. Como se administram? Lisboa. ME.
Nogueira, C. e Silva, I. (2003). Cidadania. Construção de novas práticas no contexto educativo. Lisboa. Asa.
Teixeira, M. (2002). O professor e a escola. Perspectivas organizacionais. Lisboa McGrawHill.

Teaching method

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e experiencial, construindo um quadro de referência de base, quer através de aulas, quer de actividades de observação e análise da realidade escolar que, no caso de Introdução à Realidade Escolar I, incidem sobretudo no nível macro do sistema educativo.
Para melhor concretizar estes objectivos, os estudantes deslocar-se-ão às escolas com as quais a FCTUC estabelecer protocolos, de modo a contactar com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades.
Esta abordagem será complementada com a análise de casos incidindo sobre aspectos da dinâmica da aula, numa perspectiva compreensiva e interventiva e com recurso à estratégia da simulação.

Resources used

Será condição preferencial a existência de protocolos com escolas, permitindo o contacto dos estudantes com algumas das suas estruturas e a observar algumas actividades.

print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt