fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   course specifications
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2004 - 2005 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
2004 . 2005  - º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet
N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
29pt *)

*) N.B.  if there are students who do not speak Portuguese the language is English.

Learning goals
Competências com importância central

Conhecimento dos temas a ensinar

Competências em estratégias diversificadas de ensino/aprendizagem

Capacidade de avaliar o resultado da aprendizagem e o desempenho dos alunos

Competências com importância secundária

Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo

Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar

Capacidade para criar um clima propício à aprendizagem

Syllabus
1. O ensino da Física e a investigação em Didáctica da Física

1.1 Factores fundamentais no conceito de Ensino da Física; atitudes perante a ciência e o seu ensino.
1.2 O papel do professor na aula (concepções prévias do professor sobre o ensino/aprendizagem das ciências). Importância das teorias pessoais e crenças dos professores.*
1.3 Factores influenciadores da transformação do curriculo formal em curriculo de ensino.
1.4 A investigação em Didáctica da Física; sua importância na caracterização e na problematização de práticas de ensino da Física*.

2. Caracterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física.

2.1 Modelos actuais de ensino da física. Perspectiva de mudança: necessidade de modelos de ensino alternativos ao tradicional.
2.2 Os diferentes paradigmas de ensino-aprendizagem hoje vigentes*.

UNIDADE II - Fundamentos para o Ensino da Física segundo perspectivas inovadoras

1. Epistemologia e História da Ciência/Física*

1.1 Natureza do conhecimento científico. *
1.2 Uso da História da Ciência no ensino da Física

2. Psicologia da aprendizagem

2.1 Behaviorismo e Cognitivismo.
2.2 O Construtivismo.
2.3 Construtivismo e desenvolvimento de capacidades, crenças e atitudes. As capacidades mais importantes para a aprendizagem da Física.
2.4 Perspectivas de ensino: caracterização e evolução. Modelos e estratégias de evolução conceptual.
2.5 Reflexão crítica e visão actual da prática pedagógica na perspectiva construtivista.
2.6 Metacognição. Destrezas metacognitivas .*


UNIDADE III - Pedagogia (métodos de ensino da Física e seus objectivos)

1. O movimento de educação CTS - ideias gerais.

2. Visão globalizante da Ciência que se vai ensinar. Leis de Conservação e Simetrias.

3. Aprendizagem e compreensão na leitura de textos científicos*.

4. Trabalho laboratorial.

5. Resolução de problemas. Estratégias de ensino/aprendizagem centradas na resolução de problemas. *

6. Inovação em educação. Os ambientes de educação não formal como complementares da educação formal.

7. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Física.*

8. A avaliação: instrumento essencial no acompanhamento do processo de aprendizagem e na melhoria do ensino.
Prerequisites
Didáctica da Física I
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Planning and managing;
. Knowledge of a foreign language;
. Using the internet as a communication medium and information source;
. Competence for working in group;
. Competence in autonomous learning;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes45
total of teaching hours90

Assessment
Laboratory or field work10 %
Problem solving30 %
Exam40 %
Other20 %

Bibliography of reference
Almeida, M. J., Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didáctica. Almedina, 2004.
Arons, A., A guide to introductory Physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990.
Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M., Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Ministério da Educação, 2002.
Driver, R., Guesne, E. e Teberghien A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.
Gil, D., Carrascosa, J., Furió, C. e Martínez-Torregrosa, J., La enseñanza de las Ciencias en la educación secundária. ICE/Horsori, Barcelona, 1991.
Gutierrez, R. et al., Aspectos didácticos de Física y Química (Física). Universidade de Zaragoza, 1999.
Holton, G. e Brush, S.G., Introduction to Concepts and Theories in Physical Science. Addison-Wesley Pub., 1973.
Lopes, J. B., Resolução de problemas em Física e Química. Texto Editora, 1994.
Lopes, J. B., Aprender e Ensinar Física. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecniologia, 2004.
Miguel, E. S., Los textos expositivos. Estrategias para mejorar su comprensión. Aula XXI, Santillana, Madrid, 1993.
Mintzes, J. J., Wandersee, J. H. e Novak, J. D., Ensinando Ciência para a compreensão - uma visão construtivista. Plátano, 2000.
Pozo, J. I. E Gomes Creso, M. A., Aprender y enseñar ciencia. Morata, Madrid, 1998.
Valadares, J. e Graça, M., Avaliando?para melhorar a aprendizagem. Plátano,1998.
White, R. e Gunstone, R., Probing understanding . The Falmer Press, 1993.
Teaching method

Estratégias interactivas promotoras da prática reflexiva e do desenvolvimento do raciocínio crítico. Defesa de trabalhos com análise crítica e discussão.
Resources used
Sala equipada com computadores e ligação à internet.
Laboratório didáctico
print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt