fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   course specifications
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2007 - 2008 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
Didáctica da Física II
EFQ
2007 . 2008  - 2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


Specification sheet

Specific details
course codecycle os studiesacademic semestercredits ECTSteaching language
2003279229pt *)

*) N.B.  if there are students who do not speak Portuguese the language is English.

Learning goals
Competências com importância central

Conhecimento dos temas a ensinar

Competências em estratégias diversificadas de ensino/aprendizagem

Capacidade de avaliar o resultado da aprendizagem e o desempenho dos alunos

Competências com importância secundária

Consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo

Capacidade de reflectir sobre o desempenho individual e de o avaliar

Capacidade para criar um clima propício à aprendizagem

Syllabus
1. O ensino da Física e a investigação em Didáctica da Física

1.1 Factores fundamentais no conceito de Ensino da Física; atitudes perante a ciência e o seu ensino.
1.2 O papel do professor na aula (concepções prévias do professor sobre o ensino/aprendizagem das ciências). Importância das teorias pessoais e crenças dos professores.*
1.3 Factores influenciadores da transformação do curriculo formal em curriculo de ensino.
1.4 A investigação em Didáctica da Física; sua importância na caracterização e na problematização de práticas de ensino da Física*.

2. Caracterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física.

2.1 Modelos actuais de ensino da física. Perspectiva de mudança: necessidade de modelos de ensino alternativos ao tradicional.
2.2 Os diferentes paradigmas de ensino-aprendizagem hoje vigentes*.

UNIDADE II - Fundamentos para o Ensino da Física segundo perspectivas inovadoras

1. Epistemologia e História da Ciência/Física*

1.1 Natureza do conhecimento científico. *
1.2 Uso da História da Ciência no ensino da Física

2. Psicologia da aprendizagem

2.1 Behaviorismo e Cognitivismo.
2.2 O Construtivismo.
2.3 Construtivismo e desenvolvimento de capacidades, crenças e atitudes. As capacidades mais importantes para a aprendizagem da Física.
2.4 Perspectivas de ensino: caracterização e evolução. Modelos e estratégias de evolução conceptual.
2.5 Reflexão crítica e visão actual da prática pedagógica na perspectiva construtivista.
2.6 Metacognição. Destrezas metacognitivas .*


UNIDADE III - Pedagogia (métodos de ensino da Física e seus objectivos)

1. O movimento de educação CTS - ideias gerais.

2. Visão globalizante da Ciência que se vai ensinar. Leis de Conservação e Simetrias.

3. Aprendizagem e compreensão na leitura de textos científicos*.

4. Trabalho laboratorial.

5. Resolução de problemas. Estratégias de ensino/aprendizagem centradas na resolução de problemas. *

6. Inovação em educação. Os ambientes de educação não formal como complementares da educação formal.

7. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Física.*

8. A avaliação: instrumento essencial no acompanhamento do processo de aprendizagem e na melhoria do ensino.
Prerequisites
Didáctica da Física I
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;
. Competence to solve problems;
. Critical thinking;
. Competence in applying theoretical knowledge in practice;
. Planning and managing;
. Knowledge of a foreign language;
. Using the internet as a communication medium and information source;
. Competence for working in group;
. Competence in autonomous learning;
. Self-criticism and self-evaluation;
(by decreasing order of importance)
Teaching hours per semester
lectures45
laboratory classes45
total of teaching hours90

Assessment
Laboratory or field work10 %
Problem solving30 %
Exam40 %
Other20 %

Bibliography of reference
Almeida, M. J., Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didáctica. Almedina, 2004.
Arons, A., A guide to introductory Physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990.
Cachapuz, A., Praia, J. e Jorge, M., Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Ministério da Educação, 2002.
Driver, R., Guesne, E. e Teberghien A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.
Gil, D., Carrascosa, J., Furió, C. e Martínez-Torregrosa, J., La enseñanza de las Ciencias en la educación secundária. ICE/Horsori, Barcelona, 1991.
Gutierrez, R. et al., Aspectos didácticos de Física y Química (Física). Universidade de Zaragoza, 1999.
Holton, G. e Brush, S.G., Introduction to Concepts and Theories in Physical Science. Addison-Wesley Pub., 1973.
Lopes, J. B., Resolução de problemas em Física e Química. Texto Editora, 1994.
Lopes, J. B., Aprender e Ensinar Física. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecniologia, 2004.
Miguel, E. S., Los textos expositivos. Estrategias para mejorar su comprensión. Aula XXI, Santillana, Madrid, 1993.
Mintzes, J. J., Wandersee, J. H. e Novak, J. D., Ensinando Ciência para a compreensão - uma visão construtivista. Plátano, 2000.
Pozo, J. I. E Gomes Creso, M. A., Aprender y enseñar ciencia. Morata, Madrid, 1998.
Valadares, J. e Graça, M., Avaliando?para melhorar a aprendizagem. Plátano,1998.
White, R. e Gunstone, R., Probing understanding . The Falmer Press, 1993.
Teaching method

Estratégias interactivas promotoras da prática reflexiva e do desenvolvimento do raciocínio crítico. Defesa de trabalhos com análise crítica e discussão.
Resources used
Sala equipada com computadores e ligação à internet.
Laboratório didáctico
print-version

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt