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Métodos Instr. Avançados de Análise
EF 2011 . 2012 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
Learning goals
Descritores de Dublin 1. Conhecimento e Capacidade de compreensão 1.1. compreensão e utilização de conceitos em Química 1.2. compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras. 1.3. capacidade de sintetizar a informação 2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão 2.1. aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas 2.2. capacidade para realizar trabalho experimental no laboratório 3. Realização de julgamento/tomada de decisão 3.1. saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões 4. Comunicação 4.1. compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia 4.2. saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista 5. Competências de auto-aprendizagem 5.1. capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida Syllabus
*Visão global da química analítica moderna. *Propriedades físicas da matéria e parâmetros analíticos. *Amostragem, acondicionamento e preparação de amostras. *O processo analítico. *Análise térmica *Análise espectroscópica. Espectroscopia atómica de emissão e absorção. Espectroscopia de uv/visível, infravermelho, raios-X etc. Fluorescência. RMN e RPE. *Técnicas de separação. Cromatografia gasosa, líquida, de fluidos supercríticos etc. Métodos de electromigração. *Métodos electroquímicos voltamétricos, coulométricos e potenciométricos. *Instrumentação. *Sensores químicos e biossensores. Aplicações. *O problema analítico e controlo de qualidade. Rastreabilidade e materiais de referência. Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Knowledge of a foreign language; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Competence in oral and written communication; . Competence to solve problems; . Using the internet as a communication medium and information source; . Capacity of decision; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
S. Ahuja, N. Jespersen eds., Modern Instrumental Analysis, Elsevier, Amsterdam, 2006. D.A. Skoog, F.J. Holler, T.A. Nieman, Principles of instrumental analysis, 5a ed., Harcourt Brace and Co., 1998. M. Valcarcel, Principles of Analytical Chemistry, Springer, Berlin, 2000.. R. Kellner et al. eds., Analytical Chemistry, Wiley-VCH, Weinheim, 1998. Teaching method
Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina. As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais difíceis. Para o ensino prático, cada aluno irá realizar um projecto individual no laboratório baseado num tema de interesse actual, procurando as fontes de informação adequadas para planear a parte experimental. Resources used
Laboratório com equipamento para projectos práticos de análise química e controlo químico de qualidade. Internet como fonte de informação bibliográfica. |