|
2003 . 2004 - º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna).
Specific details
Learning goals
Conhecimento de novas metodologias e iniciativas nos domínios da gestão da qualidade, sua melhoria e desenvolvimento de novos produtos. Caracterização e análise de sistemas de medição. Apreensão de técnicas avançadas de metrologia. Conhecimento de técnicas avançadas de análise de dados. Aplicação de metodologias avançadas de planeamento de experiências. Apreensão de técnicas avançadas de monitorização de processos. Syllabus
A aprovação nesta disciplina pressupõe a frequência de dois dos seguintes módulos: 1 - Análise e Monitorização de Sistemas de Medição Análise crítica de diversas metodologias da qualidade, e do seu âmbito de aplicação (e.g. seis-sigma, lean, DFSS, entre outras). Análise de sistemas de medição (MSA) e sua Repetibilidade/Reprodutibilidade. Análise da incerteza de medições e sua propagação. Técnicas de bootstrap. Simulação de Monte Carlo. *Cartas de controlo multivariadas. 2 - Melhoria de processos orientada por dados Métodos avançados de análise de dados: regressão linear usando métodos de projecção; métodos de classificação (classificadores paramétricos e não-paramétricos). *Planeamento óptimo de experiências e desenhos supersaturados. 3 - Técnicas de metrologia avançada Padrões nacionais e internacionais de medição. Controlo metrológico. *Fotometria e Radiometria. *Técnicas de medição de tempo e frequência. Medição de radiações ionizantes. Prerequisites
Cadeiras introdutórias de Estatística e de Gestão e Engenharia da Qualidade. Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Research skills; . Competence in oral and written communication; . Computer Skills for the scope of the study; . Initiative and entrepreneurial spirit; . Quality concerns; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Vining, G., Kowalski, S.M. Statistical Methods for Engineers, 2ªed. (Thomson/Brooks/Cole, ed), 2006. Montgomery, D. C., Introduction to Statistical Quality Control, 5º ed., John Wiley&sons, 2005. Jobson, J. D., Applied Multivariate Data Analysis. Springer-Verlag: New York, 1992; Vol. 2: Categorical and Multivariate Methods. Martens, H.; Naes, T., Multivariate Calibration. Wiley: Chichester, 1989. Atkinson, A.C.; Donev, A.N. Optimum Experimental Designs. Oxford Science Publications. Oxford Statistical Science Series, vol. 8. Oxford: Clarendon Press, 1992 Fedorov, V.V.; Hackl, P.; Model-Oriented Design of Experiments. Lecture Notes in Statistics. Vol. 125. Springer, 1997. Teaching method
Dado ciclo de estudos a que esta disciplina se destina, a metodologia de ensino está centrada no reforço da autonomia do aluno no seu processo de aprendizagem contínua, criando oportunidades para o desenvolvimento do método como tal é conduzido perante um conjunto de temas mais avançados no domínio da gestão e engenharia da qualidade. Está assim prevista a realização de vários trabalhos sobre os temas focais da disciplina (ver programa mínimo), cabendo ao aluno a maior parte da responsabilidade na aquisição dos conhecimentos necessários para os abordar, sob orientação tutorial e regular dos docentes responsáveis pela disciplina. Cada trabalho será acompanhado de uma exposição e discussão oral, para reforçar a aquisição de competências de comunicação por parte dos alunos, e permitir a obtenção de feedback adicional sobre o trabalho desenvolvido. A nota final será uma média composta dos relatórios apresentados e discussões orais efectuadas. Resources used
Acesso a computadores e internet. |