|
2019 . 2020 - 1º semestre
Specification sheet
Specific details
Learning goals
Conhecer as principais tendências psicopedagógicas no ensino das ciências
Compreender as implicações decorrentes das principais teorias da aprendizagem para o ensino das ciências Saber aplicar diferentes métodos de ensino das ciências Syllabus
Introdução
1. Teorias socioconstrutivistas e ensino das ciências 1.1. Princípios socioconstrutivistas: a construção do conhecimento, a contextualização e a complexidade, a natureza social da aprendizagem 1.2. Implicações educativas: os métodos da descoberta e da investigação, a aprendizagem a partir da resolução de problemas, os métodos de grupo e cooperativos 2. Teorias cognitivistas e ensino das ciências 2.1. A arquitectura cognitiva dos processos envolvidos na aprendizagem das ciências Características e limitações da memória de trabalho 2.2. A aquisição e a recuperação dos conhecimentos científicos 2.3. Implicações educativas 2.3.1. A instrução directa 2.3.2. O treino 2.3.3. A análise cognitiva de tarefas 3. Exemplos específicos de aplicação ao Ensino e Aprendizagem das Ciências Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence in organization and planning; . Ethical commitment; . Competence in autonomous learning; . Research skills; . Competence in oral and written communication; . Competence to solve problems; . Quality concerns; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
- American Association for Advancement of Science (1993). Bencharmks for science literacy. New York: Oxford University Press.
- Anderson, J. R., & Schunn, C. (2000). Implications of the ACT-R learning theory: No magic bullets. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology. Educational design and cognitive science (pp.1-33). Mahwah: Lawrence Erlbaum. - Festas, I., (no prelo). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Coimbra: Almedina. -Klahr, D., & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of direct instruction and discovery learning. Psychological Science, 15, 661-667. - Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta. - Santrock, J. (2006). Psicología de la educación (2ª ed.; Trad. Espanhola). México: McGraw-Hill. Teaching method
Método expositivo
Trabalho centrado no aluno (individual ou em grupo) Trabalho centrado em materiais (documentos, textos, etc.) Resources used
|