|
Innovation and Technology Entrepreneurship
EB 2013 . 2014 - 1º semestre
Specification sheet Specific details
*) N.B. if there are students who do not speak Portuguese the language is English.
Learning goals
Pretende-se estimular nos alunos uma atitude de inovação e de empreendedorismo através
da discussão dos conceitos chave, do contacto e análise de casos de sucesso e de fracasso e da prática e exploração de cenários. Será dado especial enfoque à capacidade de apresentação de ideias, à capacidade de negociação e à elaboração e defesa de um plano de negócios. Pretende-se igualmente apoiar os alunos na descoberta e desenvolvimento das qualidades, características e atitudes de empreendedores bem sucedidos. Syllabus
1. Inovação
. Definição de Inovação num contexto empresarial . As 5 disciplinas da Inovação - Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado - Criação de Valor - Campeões da Inovação (Innovation Champions) - Equipas de Inovação - Alinhamento Organizacional . Fóruns de Inovação . Construção de Planos de Inovação 2. Construção e Apresentação de Propostas de Valor - Metodologia NABC (Needs, Approach, Bennefit, Competition) 3. Técnicas de Negociação 4. Plano de Negócios 5. Liderança e Empreendedorismo - Motivação, formação e liderança - Ambição - A importância do Ecossistema e das Redes - Ética e Empreendedorismo - Empreendedorismo Social Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in oral and written communication;. Competence for working in group; . Initiative and entrepreneurial spirit; . Professional ambition; . Negotiation skills; . Capacity of decision; . Competence to communicate with people who are not experts in the field; . Leadership; . Sustainable development concerns; . Planning and managing; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
The 5 Disciplines of Innovation, SRI - Stanford Research Institute, 2010
Vasconcellos e Sá, Jorge Alberto1997, Os Senhores da Guerra, Bertrand Editora. Teaching method
Procurar-se-á implementar um método de aprendizagem participativo, privilegiando a
aquisição activa de competências mais do que a transmissão passiva de conhecimentos. Os alunos, organizados em equipas, terão de efectuar pequenos testes práticos, como por exemplo a construção, apresentação e defesa de uma proposta de valor ou de um plano de negócios simplificado. Serão dados exemplos práticos de empreendedores, bem e mal sucedidos, e convidados alguns protagonistas nacionais para partilharem a sua experiência. Resources used
|