|
Complementos de Física do Estado Sólido
Fc 2006 . 2007 - 1º semestre
Specification sheet N.B. these sheets are defined only since 2007 (agreement of Bologna). Specific details
Learning goals
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial para funções de várias variáveis reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de sucessões e séries numéricas e de funções. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.
Syllabus
Sucessões e séries numéricas
Critérios de convergência Sucessões e séries de funções Convergência uniforme Séries de potências Fórmula e série de Taylor Séries de Fourier Funções reais de várias variáveis reais - cálculo diferencial Limite e continuidade Derivação parcial Diferenciabilidade Derivação de funções compostas Derivadas direccionais. Gradiente Teorema da função implícita Extremos. Multiplicadores de Lagrange Prerequisites
Análise Matemática I
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence to solve problems; . Critical thinking; . Competence in autonomous learning; . Competence in organization and planning; . Competence in oral and written communication; . Competence in applying theoretical knowledge in practice; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001
Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994 Breda, A., Costa, J., Cálculo com funções de várias variáveis, McGraw-Hill, Lisboa, 1996 Spiegel, M., Análise de Fourier, Colecção Schaum, São Paulo, 1977 Teaching method
Os métodos de ensino serão predominatemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Resources used
|