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Curricular Analysis and Innovations in Science Teaching
EC3 2020 . 2021 - º semestre
Specification sheet
Specific details
Learning goals
- Conhecer e compreender concepções de currículo e sistematizar uma noção de currículo;
- Analisar esquemas teóricos de organização curricular adequados ao ensino das ciências; - Conhecer documentos curriculares vigentes e compreender os seus fundamentos; - Analisar documentos curriculares na área das ciências e organizar sínteses operacionais; - Conhecer planos curriculares para o ensino das ciências; - Analisar esses planos curriculares à luz de conhecimentos adquiridos; - Construir planos curriculares adequados a contextos específicos de ensino; - Avaliar a correcção e funcionalidade dos planos curriculares construídos para tais contextos. Syllabus
Introdução
1. Sentido do currículo na educação formal 1.1. História do currículo e tendências heurísticas que revela 1.2. Emergência e justificação da educação científica no currículo formal 1.3. Potencialidades e limites do currículo escolar na educação científica 2. Estudo do currículo 2.1. Teorias curriculares e esquemas de desenvolvimento curricular delas derivados 2.2. Especificidades da educação científica e suas implicações para domínio curricular 2.3. Tentativa de definição de currículo no presente 3. Orientações curriculares no e para o actual Sistema Educativo 3.1. Linhas gerais de conceptualização e desenvolvimento curricular 3.2. Conceptualização e desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências * 4. Planos curriculares para o ensino das ciências 4.1. Programas aferidos * 4.2. Programas em estudo * 5. Desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências 5.1. Decisões curriculares na área do ensino das ciências: sua justificação e articulação * 5.2. Componentes e características dos planos curriculares para o ensino das ciências 5.3. Fases de desenvolvimento curricular: diagnóstico, pré-acção, interacção, e pós-acção. Síntese Prerequisites
Generic skills to reach
. Competence in analysis and synthesis;. Competence in organization and planning; . Capacity of decision; . Critical thinking; . Ethical commitment; . Competence to solve problems; . Competence in autonomous learning; . Quality concerns; . Planning and managing; . Self-criticism and self-evaluation; (by decreasing order of importance) Teaching hours per semester
Assessment
Bibliography of reference
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Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva. Damião, M.H. (2004). (Ainda) sobre a noção de competência na educação escolar básica. Gazeta da Física, n.º de Julho-Setembro. Damião, M.H. (2007). Tradição e inovação em educação: breve incursão pelo plano de estudos inaciano M. Gonçalves; C. B. Morais; & J. M. Lopes (2007). Repensar a escola hoje: o contributo dos Jesuítas. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 179-193. Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica (2001). Curriculum Nacional do Ensino Básico: Competências essenciais. Lisboa: ME/DEB, 9-11. Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, Programas disciplinares aprovados para as Ciências Experimentais Pacheco, J. A. (s.d). Competências curriculares: as práticas ocultas nos discursos das reformas. Braga: Universidade do Minho. Quintana Cabanas, J. M. (2005). Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 13 (46), 55-66. Savater, F. (1997). O valor de educar. Lisboa: Presença, 82-101 e 102-116. Teaching method
- Exposição complementada com estudo individual
- Trabalhos individuais: Análise de documentos curriculares, apoiada em instrumentos estruturados - Trabalhos em pequeno grupo: Construção de planos curriculares na área do ensino das ciências - Sínteses em grupo alargado Resources used
- Equipamento informático de projecção
- Dossier de documentos curriculares (a preparar pela docente) - Dossier de trabalho (a preparar pela docente) |